Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 189

Pergunta:

Olá Zé,

Será que estou sofrendo da síndrome da pão-duragem? Conheci a educação financeira em 2010, de lá para cá venho seguindo a cartilha: estudar sobre investimentos, ter uma planilha com orçamento, gastar menos do que ganho, ter um colchão de segurança, investir antes de pagar os outros, pesquisar os preços, comprar o necessário (evitar extravagâncias), porém hoje estou entre a cruz e a espada… rs Preciso comprar um novo PC, só que não está tão fácil. Sempre tive máquinas montadas, ou seja, escolhia as peças na loja e esta montava a meu gosto, dai meu PC não era tão comum, uma plaquinha de vídeo melhorzinha, processador mais potente (gosto de jogos), não chegava a ser uma supermáquina, mas também não era aquela que você compra em loja de departamento.

Hoje com o conhecimento da educação financeira, surgiu o questionamento, será que tenho mesmo que comprar uma máquina desse tipo? Sei que não vou usar todos os recursos diariamente, uma vez ou outra (não estou jogando muito), mas dai surgiu novo questionamento: todas as máquinas que eu tive duraram mais (não ficaram obsoletas rapidamente), sendo substituídas quando alguma coisa queimava ou parava de funcionar (4 a 5 anos de uso), então se eu comprar uma máquina, não tão simples, posso ficar novamente esse período sem precisar atualizá-la ou comprar uma nova, assim rodo alguns programas e jogos mais pesados por um bom tempo.

Para complicar a história, o dinheiro (R$ 2.000,00) que pretendo usar na compra do PC foi um bônus da empresa que eu trabalho. Resolvi esperar janeiro de 2012 para ver se consigo negociar melhor a compra (não tive papai noel rs). A minha dúvida é: compro o PC da forma como sempre comprei? ou compro um PC simples e invisto o restante do dinheiro? Será que só estou pensando em economizar, economizar…?

É isso Zé! Parabenizo pelo site que acompanho desde 2010.. Ele tem colaborado e muito para meu aprendizado sobre educação financeira…

Abraço,
Rafael D.


Resposta:

Boa tarde Rafael,

Muito obrigado !! 😀

Só começo com uma correção … Gastar menos do que ganha ? Não não … prefira ganhar mais do que gasta !! 😉

Pode parecer a mesma coisa, mas saiba que pensar da forma “ganhar mais do que gasta” te ajuda a ir mais longe. 🙂

Você tocou num assunto muito importante, a diferença entre ser pão duro e ser financeiramente responsável. Muita gente se confunde bastante neste conceito … Para uns assumir-se pão duro (muitas vezes erroneamente) é o motivo para abandonar toda e qualquer atitude atrelada ao tema Educação Financeira … infelizmente.

Eu acho que uma compra que se enquadre dentro de um padrão “financeiramente responsável” é aquela em que a pessoa faz suas pesquisas de preço, vê as vantagens de cada um dos produtos, percebe suas semelhanças, seus diferenciais … e somente após uma bela reflexão é que toma a decisão e faz a compra. Um exemplo ? Qual é a diferença entre uma calça jeans de uma marca “qualquer” que custa mais de R$ 1.000,00 e outra de uma marca – com marca reconhecida também – e que custa R$ 200,00 ? As duas apresentam o mesmo produto, calça; do mesmo material, jeans; de qualidade comprovada e durabilidade semelhante. (se bobear a mais barata ainda dura mais …)

Somente o status, a marca. Dar preferência a calça mais cara apenas por ser de determinada marca não é uma compra financeiramente responsável, você estará apenas atendendo ao seu desejo de ter aquele produto, de poder mostrar para os outros aquela calça. Que me desculpem os que não concordam … mas essa é a mais pura verdade.

Já no seu caso, a compra de um computador. Você vai na loja, pesquisa os modelos, os preços, as diferenças entre várias máquinas, consegue distinguir as vantagens de uma em relação a outra … Chega no final da pesquisa e vê que a máquina “x” custa 2x mais que a máquina “y”, porém a “x” oferece ao menos o dobro das vantagens que a “y” oferece. Portanto a escolha “mais óbvia” seria pela “x”, correto ? Não … só será a “x” se as vantagens que ela oferece forem necessárias para o seu dia-a-dia. Do que adianta ter um carro de Fórmula 1 se o trânsito não te permite andar com ele ?

Especialmente no caso dos computadores eu costumo fazer a seguinte pergunta para as pessoas que me perguntam “que máquina devo comprar ?”: Vai usar para qual finalidade ? Só para navegar, ver os e-mails, usar o word e o excel ? Se for para isso “qualquer máquina serve”. Só justificará comprar uma máquina um pouco melhor se você for exigir um pouco mais dela …

Mas com os computadores ocorre uma coisa que você destacou em sua pergunta … o “prazo de validade“. Eu costumo pensar da mesma forma que você, dou preferência para uma máquina um pouco mais forte, mas que em contrapartida me será útil por um prazo maior. Se eu comprasse uma muito simples – provavelmente – precisaria comprar duas no mesmo período em que a um pouco melhor permaneceria sendo plenamente usável.

Mas … mesmo com esse pensamento a ideia anterior (da máquina mais simples para tarefas mais simples) continuará valendo. 🙂

Eu, se estivesse na mesma situação que você, compraria a máquina mais robusta, mesmo que com isso gastasse um pouco mais hoje. Você atenderia às suas necessidades, por um período mais longo, e ainda teria um “estação de diversão” de brinde. Mas … só teria uma condição: me obrigaria a transformar essa diferença em um ativo. Já que eu gastei um dinheiro a mais, que poderia render nos meus investimentos, ele terá que render de um outra forma. 😉

Bote a cabeça para trabalhar que você certamente encontrará algo que te agrade. 😀

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico