Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 190

Pergunta:

Bom, vamos lá Zé.

Hoje tenho 22 anos, um emprego relativamente estável onde consigo fazer sobrar em torno de R$ 400,00 mensais.

Os meus ativos são os seguintes:
Dinheiro num Fundo da XP Investimentos: R$1150,00.
Dinheiro em uma PP do Bradesco: 32 meses de R$ 55,00 = R$1760,00.
Dinheiro em caixa: R$ 500,00 (tenho pouco pois acabei de trocar meu carrinho).

Bom Zé, diante disto, preciso de algumas opiniões suas:

Estou com ideia de investir em um ‘colchão’ em ações da seguinte maneira:
– Comprar um valor inicial de uns R$ 2000,00 em ações ‘blue chips’ em uma corretora
– Ir aportando R$ 400,00 mensais em mais ações ‘blue chips’ na mesma corretora.

Tenho ideia de destinar este dinheiro pois não preciso dele para logo e quero fazer uma ‘poupança’ relativamente segura em ações (por isso a escolha das blue chips).
A minha ideia de rentabilidade é algo maior que uma poupança normal poderia me oferecer.
Se a longo prazo eu conseguir um retorno de 0,9… 1% ao mês, acredito que esteja de bom tamanho.

Agora, aí vão as perguntas:

1- Considerando que não tenho muito tempo para acompanhar o mercado, pois meu serviço ‘suga’ muito de mim, O que você acha da minha estratégia? É uma boa ideia?
2- Estive pensando também na hipótese de ir para o caminho dos Títulos Públicos, seria uma alternativa interessante no meu caso?
3- Estou pagando uma PP a 32 meses, porém, li alguns textos que dizem que só vale a pena ter a PP se conseguimos deduzir algo do ‘leão’ dela. Eu não devo nada ao Leão e nem preciso declarar imposto de renda ainda, com isso, será que não seria interessante eu fazer esta minha estratégia de PP com este colchão de ações?
4- Se eu retirar agora o dinheiro da minha PP (Em torno de R$1700,00) e passar isto para ações, devo perder uma quantia considerável do que paguei, certo?

Por hora seria isto Zé,

Espero que consigas me dar uma luz de qual caminho seja melhor pra mim tomar.

Muito obrigado desde já e parabéns pelo Portal! Tens me ajudado muito desde que eu o descobri!!

Atenciosamente,
Jonatam César Gebing


Resposta:

Boa tarde Jonatam,

Muito obrigado você por permitir que seja ajudado. 😉

Fiquei com uma dúvida ao ler o seu relato … você falou sobre os seus ativos, e sobre formar um “colchão” com ações blue chip. Você não se refere ao colchão de segurança ou é ele ? O colchão de segurança não pode ser formado por investimentos em renda variável, pois como são voláteis o valor pode estar no “fundo do poço” quando você mais precisar da grana … Crie seu colchão com renda fixa: por mais estável que seja o seu emprego atual.

Mas vamos à sua pergunta original.

Sobre a tua dúvida em investir em ações, com aportes constantes, show de bola ! Essa é a proposta apresentada no livro “O mercado de ações em 25 episódios“. Recomendo fortemente esta leitura. Infelizmente não temos como saber qual será o rendimento mensal deste investimento no longo prazo … Mas a sua “proposta de rendimento” não está “tããããooo” alta assim. 😉

Agora o “ping-pong”:

1- Sim ! Essa estratégia te ocupará pouquíssimo tempo, poderá realizar as compras no seu horário de almoço. 😀

2- Olha … com a expectativa de se obter 0,9% ~ 1% ao mês, pode ser que você se satisfaça com o rendimento do Tesouro Direto, pois ele costuma render valores próximos a esse. Dê uma olhada no livro que sugeri (custa bem pouco) e você terá plenas condições de determinar a validade desta alternativa.

3 e 4- Realmente, as PP são válidas em poucos casos … Entre em contato com eles e veja “quanto você perderia” para sacar tudo hoje.

Ou ações ou no TD, depende a conclusão que você chegar acima. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico