Clube do Pai Rico

Livros ||| Plano de negócios seu guia definitivo

Empreendedorismo, hoje, não é a minha área de atuação “principal”, mas é definitivamente uma das que mais chama a minha atenção na hora de escolher minhas leituras e de planejar como serão as coisas “mais à frente”. O mercado de ações me enfeitiça, me fascina, não é segredo para ninguém … Mas as promessas – e exemplos – de ótimos retornos usando o TOP (Tempo de Outras Pessoas) me interessa de verdade. Não, não consigo me imaginar abandonando meus investimentos em bolsa para migrar para o empreendedorismo, mas consigo sim me imaginar “dividindo o meu tempo” em outra empreitada. Mas isso é coisa pro futuro, hoje ainda é momento de apenas me preparar, de adquirir conhecimento de … ler este ótimo livro ! 😀

Plano de negócios seu guia definitivo” (Campus/Elsevier, 2011) me surpreendeu por sua objetividade e a forma com que apresenta de forma prática (eu sinceramente não consigo imaginar uma forma mais direta do que a apresentada no livro) as orientações e conceitos para a confecção de um Plano de Negócios, que é peça fundamental para quem deseja entrar de cabeça no mundo empreendedor.

Mas … o que é o Plano de Negócios ?

O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial.

Essa é uma “confusão” que muitos cometem, pois imaginam que um plano de negócios só precisa ser feito por quem está iniciando um novo empreendimento. Nananinanão ! Ele também pode ser feito por quem já tem um negócio próprio, tocado meio que no “jeitão”, que precisa de um rumo certo para que os resultados positivos sejam uma constante. A confecção do plano te auxilia nisso, pois você colocará no papel TUDO sobre a sua empresa.

Um plano de negócios pode ser utilizado para:

– testar a viabilidade de um conceito de negócio;
– orientar o desenvolvimento da estratégia e de operações;
– atrair recursos financeiros;
– transmitir credibilidade;
– desenvolver a equipe de gestão

O que deve ser apresentado num Plano de Negócios ?

Como você deve imaginar será impossível que eu apresente “tudo” que deve ser colocado apenas nesse post/comentário, afinal foram quase 150 páginas que falaram, que detalharam, cada um dos itens que devem ser apresentados. Mas resumidamente:

1- Sumário Executivo
2- Conceito do Negócio
3- Mercado e Competidores
4- Equipe de Gestão
5- Produtos e Serviços
6- Estrutura e Operações
7- Marketing e Vendas
8- Estratégia de Crescimento
9- Finanças
10- Anexos

Sim, cada um destes pontos é ricamente detalhado no livro. O autor faz a apresentação dos conceitos através de um exemplo “prático” (não sei se é ficcional ou real, hehehe) com um site de turismo. Da forma com que tudo é apresentado não há como se ter dúvidas, apresentação “teórica” do item, apresentação “prática” do item e diversos comentários sobre cada um deles.

“Atrair recursos financeiros”

Como você viu na lista de funções de um plano de negócios um item em especial ganha destaque no livro: a atração de recursos financeiros.

São dois capítulos exclusivos para o tema, apresentando as diversas formas de obtenção recursos para o seu negócio e de que forma estimar o valor (e quanto ele representará da empresa) desse aporte. Passando por investidores anjo, os agentes de capital de risco até as linhas de crédito que foram detalhadas no livro “Financiamentos de Longo Prazo” (Campus/Elsevier, 2011). Cada um destes grupos tem alvos e objetivos diferentes, além de darem preferência a tamanhos de empresa diferentes entre si.

Um plano de negócios bem feito é peça fundamental para a obtenção de recursos oriundos desse tipo de fonte.

Um ótimo (e prático !) livro

Gostei, leitura tranquila que deverá ser usada como guia orientativo na hora de criar o seu plano. Deve ficar ao lado da pessoa na hora em que os planos de seu negócio forem detalhados, para que o passo a passo possam ser seguidos à risca. (não existe nenhum motivo para que você precise “decorar” o procedimento completo) Além disso há a indicação de diversas ferramentas online que te auxiliarão na criação do seu plano de negócios.

Nota do Site:

5 Moedas

Plano de negócios seu guia definitivo
José Dornelas

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 160
Acabamento: Brochura
Formato: Médio