Clube do Pai Rico

Aluguel de Ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Pô … o pregão de ontem foi um verdadeiro “tapa na cara”, não esperava aquilo … mesmo. Quando vi a Petro atingindo os R$21,30 (último suporte, já testado 2x) antes do R$ 21,00 e dos fatídicos R$20,60, pensei: é agora !! Mas a esperteza rara aqui esqueceu-se de um fato muito importante … a influência do vencimento do índice futuro no pregão das quartas onde ele acontece. =/

Impressionante ! Bater com a força que bateu lá no fundo e repicar do jeito que foi. Para ajudar … muitos problemas de comunicação com a bovespa, o broadcast (e muitos homebrokers, se não todos …) ficaram malucos, tanto na hora de apresentar os gráficos quanto na hora de apresentar as cotações e o livro de ordens. Eu mesmo fiquei perdidinho perdidinho durante o ocorrido, hehehe.

Cabe uma observação: sempre que dá esse tipo de pane na bovespa você pode se preparar para um pregão atípico, “descolado” do resto do mundo, um pregão que rema contra a maré. Coincidentemente ontem foi assim …

Continuamos em tendência de baixa, nada mudou … mesmo com a Europa subindo quase 1% agora pela manhã e os futuros dos EUA perto de 0,5% de alta. Quero ver como será o pregão pós corte da SELIC para 9% ao ano. Esta era a projeção do “mercado” para o final do ano !! 😯

É bom, é. Mas … será que não estão exagerando um pouco na dose ? …  9% exige mudanças urgentes na poupança, ou deixarão “como está para ver no que dá” ?

Pode anotar: ou mudam alguma coisa na poupança até o final do ano ou em breve a SELIC volta para um patamar superior.

Mas voltando, quero ver como o pregão de hoje encarará esse corte … (era o esperado pelo mercado, mas sabe como é …)

E … fiquemos de olho. 😉