Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 215

Pergunta:

Zé, como faço para declarar ações e opções no Imposto de Renda?

Por exemplo, ano passado fiz trades, havia meses que o valor ultrapassava os 20 mil e em outras vezes não. Fiz também Daytrades e lançamento coberto de opções. Paguei os DARF’s tudo certinho porque, infelizmente, o lucro com as opções é taxado 15% de todo jeito. Recebi o comprovante de rendimentos da minha corretora e lá aparece os meses que ultrapassei os 20 mil de venda ou os de Daytrade. Vi que no comprovante de Rendimentos da Corretora não aparece os meses em que tive lucro com opções… já sei que as ações em carteira eu declaro com o preço médio, e as opções como eu declaro??? E o lucro delas? Paguei todos os DARF’s, mas não sei como incluir essa informação.

Obrigado pelo grande serviço que o Clube presta a todos.
Abraços.


Resposta:

Bom dia Flávio,

Você fez o certo ! Devemos pagar IR sobre os lucros com ações quando tivermos mais de R$ 20.000,00 em vendas naquele mês (15% de IR), quando tivermos lucro no daytrade (com ações ou opções, sobre qualquer valor, 20% de IR) e quando tivermos lucro com opções. (não importando o valor, teve lucro com opções, declaração obrigatória)

Agora … que estranho não ter as informações referentes ao lucro com opções … estranho mesmo. Mas não se esquente, o que você fez está certo. 🙂

Neste caso é igual a ações, você declara sobre o preço médio, preço de venda – preço de compra – custos operacionais = lucro a ser declarado. A única diferença é que existe um espaço na declaração anual para que você inclua os resultados em ações, um para o de opções, um para daytrade com ações e outro em opções. A DARF pode ser feita uma para lucro “operacional” (é assim que costumo chamar as operações que não sejam daytrade) e outra para o lucro com daytrade. A primeira é 15% sobre o lucro, a segunda 20%. (não se esqueça que – no daytrade –  1% já foi retido na fonte … ;))

Só uma dúvida … você chegou a entrar em contato com a sua corretora para ver o que poderia ter acontecido ? Qual o motivo para você não ter recebido os dados referentes às opções ?

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico