Clube do Pai Rico

Promoção ||| Como conseguir investimentos para o seu negócio

Ahá ! Achou que não teríamos sorteio esta semana, hein ? 😉

É claro que se enganou !!! O início só não foi ontem por causa do feriado, não queria atrapalhar as coisas para vocês. 😀

Desta vez teremos um livro que aborda o tema … empreendedorismo ! Sim, de novo ! Vi que muita gente aqui no Clube se entusiasma com o assunto e achei que seria legal trazer mais um título que pudesse acrescentar alguma coisa para vocês. E – ao menos acho … – que escolhi um tema que vai agradar muita gente ! Afinal … quem não quer saber como conseguir grana para levar adiante seus planos ?

Em “Como conseguir investimentos para o seu negócio” (Campus/Elsevier, 2008), José Carlos Assis Dornelas (que também é autor do ótimo, e recentemente comentado, “Plano de Negócios seu guia definitivo” (Campus/Elsevier, 2011): leia !) nos traz um assunto tão importante como esse à tona. Confira a (“longa“) resenha:

O Brasil é um país de oportunidades. O sonho de muitos brasileiros é o de ser dono do próprio nariz, ter autonomia, construir sua riqueza com o próprio esforço. O empreendedorismo muitas vezes é o caminho que leva as pessoas a esse sonho. O nível de atividade empreendedora no Brasil é um dos dez maiores do mundo. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor 13 em cada cem brasileiros adultos estão envolvidos com o empreendedorismo do negócio próprio. Mas essa estatística é ilusória, pois existem diferentes tipos de empreendimento e muitos dos brasileiros infelizmente se envolvem com o negócio próprio por falta de opção, por necessidade.

Mesmo aqueles que identificaram uma oportunidade podem ainda ser classificados em várias categorias. Indivíduos como Antonio Ermirio de Moraes e Samuel Klein fazem parte de um seleto grupo aonde também se encontram Bill Gates, Arthur Blank (Home Depot) e Michael Dell (Dell Computer). Um grupo de empreendedores que criaram empresas que não apenas se tornaram referência no mercado, mas também mudaram o modo como vivemos, trabalhamos e compramos! Na outra ponta do espectro estão as famílias proprietárias do mercadinho da esquina ou do disque pizza local. E existem todas as empresas entre esses dois extremos. Descrevemos esses tipos de empreendimentos como empresas de base e empreendimentos de grande potencial.

Que tipo de empreendedor você é? Mais importante: que tipo gostaria de ser?

Ao longo de nossas carreiras como empreendedores e educadores, vimos muitas empresas permanecerem pequenas embora aspirassem maior receita e mais riqueza. Na verdade, a maioria das empresas que funcionam no Brasil ou mesmo nos Estados Unidos hoje pode ser considerada “pequena”.

As mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas do país correspondem a 99% do total de empresas constituídas no Brasil. Muitas dessas empresas — que normalmente empregam menos de dez pessoas — não carecem de demanda da clientela ou de talento empresarial, mas não conseguem ultrapassar a barreira de $1-$5 milhões em vendas. Muitas outras que crescem até $10–$20 milhões ficam estagnadas. Então, por que essas empresas não conseguem se expandir e alcançar a visão de seu fundador? Descobrimos que elas cometem quatro erros principais:

1. Elas não pensam grande o suficiente em termos da oportunidade e da equipe necessária para explorar essa oportunidade.

2. Elas gastam muito tempo e esforço procurando os recursos errados com as pessoas erradas. Fechar o acordo certo com os investidores certos traz um dinheiro inteligente para uma empresa e lhe dá maiores chances de crescer.

3. Elas não insuflam um pensamento empreendedor na equipe. Muitos empreendedores de pequenas empresas lutam bravamente para aprender a arte da delegação. Mas descobrimos que alguns empreendedores não fazem o vínculo entre aumentar a oportunidade e aumentar a equipe. Eles tendem a pensar que podem expandir sua capacidade pessoal para atender às necessidades da oportunidade. Normalmente, acabam cansados e frustrados.

4. Elas não pensam em termos da estratégia de colheita. A maioria dos empreendedores começa com uma visão — uma perspectiva de como criarão uma empresa ótima e próspera —, mas a perdem de vista enquanto lutam para apagar os incêndios que surgem diariamente.

A meta deste novo livro é ajudar os proprietários de pequenas empresas a retomarem suas raízes empreendedoras, guiá-los através do pensamento problemático da pequena empresa e ajudá-los a criar uma mentalidade de geração de riqueza. O empreendedorismo começa com a oportunidade, então pediremos que você reavalie sua empresa e seus instintos. A realidade é que muitas das mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras estão subvalorizadas porque não conseguiram atingir todo seu potencial.

Ufa ! Longa mas que te fez querer ainda mais o livro, hein ? hehehe 🙂

Como ganhar ?

Como acontece em todas as promoções semanais aqui do Clube do Pai Rico, você precisa apenas deixar um comentário aqui no post indicando seu desejo de participar do sorteio. Ele será realizado no próximo dia 7, segunda-feira, próximo ao meio-dia. Sua inscrição poderá ser feita até esse horário. (o livro será enviado gratuitamente para qualquer parte do país)

Boa sorte a todos !

Como conseguir investimentos para o seu negócio
José Carlos Assis Dornelas | Jeffry A. Timmons | Andrew Zacharakis | Stephen Spinelli

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 272
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Seja o primeiro a saber de nossas promoções !

Você quer ficar por dentro de tudo que acontece aqui no Clube ? Quer ser um dos primeiros a saber de nossos sorteios ? Quer ter a comodidade de receber em seu e-mail todos os artigos que são postados aqui no Clube ? Fácil ! :)

Para tanto você só precisa assinar nossa newsletter. Simples, prático e rápido. Está vendo o espaço (formulário) abaixo ? Basta que você escreva seu endereço de e-mail, confirme seu cadastro e pronto ! Receberá diariamente no conforto de seu lar (ou escritório, ou universidade, ou praia, ou campo, ou onde quer que seja, hehehe) tudo o que for publicado aqui no site.

Fique tranquilo, o sistema é feito para que você receba somente nossos textos, seu endereço não será divulgado (muito menos compartilhado) para ninguém. Garantia Clube do Pai Rico de qualidade. ;)





Ah ! E não precisa se preocupar com uma possível “enxurrada” de mensagens em sua caixa de entrada, os posts são agrupados por dia, você receberá somente um e-mail diário. :D