Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 240

Pergunta:

Boa noite Pai Rico,

Primeiramente, parabéns pelo site.

Eu tenho 26 anos, não entendo muito de investimento, mas de uns meses pra cá consegui uma renda extra onde consigo guardar cerca de 3mil por mês, gostaria de saber qual a melhor forma de investimento desse valor? Eu atualmente abri uma poupança e já tenho 15mil, mas sei que a poupança cada vez vai render menos.

Eu não tenho medo de arriscar para ganhar alto, mas também não sei como fazer isso.

Pode me ajudar?

Obrigado

Resposta:

Bom dia Leonardo,

Oba !! O melhor dos problemas !! hehehe 😉

Dinheiro sobrando, sendo que é um ótimo valor, de uma fonte de renda extra, procurando “domicílio”. Este é o sonho para todos que estão em busca de sua Independência Financeira. 🙂

Antes de qualquer coisa, a dica que dei no “Pergunte ao Pai Rico ||| 238” também vale para o seu caso, ok ? Separar uma parcela deste valor, e destinar à sua formação financeira é essencial. O custo é literalmente muito baixo, mas a oportunidade de ganho criada pelo processo é infinita. (de verdade!)

Outro ponto importante: não existe uma melhor forma. Cada caso é um caso, cada pessoa é diferente, suporta níveis de risco diferentes, gosta – ou não – de determinados mercados, está disposto – ou não –  a se aprofundar nos estudos de um tipo mais complexo de investimento. Resumindo, a resposta que te darei é “genérica”. É uma forma de investimento que poderá ser usada por “todos”.

Primeiro passo: Já formou o seu colchão de segurança ?

Indico a leitura de alguns posts sobre o tema, eles te ajudarão a compreender o que é, qual a função, qual a importância dele, como criar … leitura obrigatória, ok ? 😉

Formando o seu colchão de segurança

Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?

Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?

Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?

Segundo passo: Definição da carteira

Esta é uma das dúvidas que mais assola quem vai começar. Investir em ações ? Em renda fixa ? Em ouro ? Em uma mistura destas modalidades ? Quanto em cada ?

Para ajudar neste ponto indico a leitura do e-book “Alocação de Ativos” do amigo Henrique Carvalho. Você pode ver os meus comentários sobre ele neste post.

Terceiro passo: Aportes constantes, sempre

Um dos pontos mais importantes de qualquer plano de investimento … e que infelizmente é deixado de lado por muita gente …

Manter um fluxo constante de novos recursos para a sua carteira é fundamental para aproveitar todas (e diversas) as oportunidades criadas pelos mercados. Através dos aportes constantes você poderá tirar proveito de momentos de “promoção” na bolsa de valores, por exemplo. Aumenta sua carteira da melhor maneira que existe. 😉

É importante definir um valor –  e o período de aportes ! – a ser acrescido ao bolo. Pode ser um valor fixo, no teu caso poderíamos dizer “você depositará R$3.000,00 mensalmente”, ou pode ser na forma de um percentual dos seus ganhos.

Pronto !

Fique tranquilo, pode até parecer complicado … mas não é. 🙂

Na verdade é simples, bem simples mesmo. Digo mais: quanto mais simples melhor. Sério ! Na própria série Pai Rico o autor nos lembra que quanto mais “mecânico” for o sistema de investimento melhor será o seu uso. Claro que até chegar neste “mais simples” demorará algum tempo … mas depois de atingir a forma “ideal” o negócio roda que é uma maravilha. 😀

Só chamo a sua atenção para um ponto, a respeito do risco. Correr risco pelo risco, pela “chance” de obter rendimentos mais pomposos nem sempre é a melhor opção … Tudo deve ser colocado na balança, ok ? 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico