Clube do Pai Rico

Somos todos mutantes !

Você já parou para pensar em quantas ocasiões mudamos totalmente (ou apenas parcialmente) nosso jeito de ser, de pensar, de agir ? Veja o nosso gosto musical, praticamente uma vez por ano o estilo predominante muda. E nossa alimentação ? Há alguns anos surgiu o sushi, quantos de nós não pensávamos “uii, peixe cru !“, e hoje são verdadeiros viciados ? Ou a mudança em relação aos mais naturais, “fugindo” (será que alguém realmente consegue ? hehehe) dos fast foods e indo para uma linha mais natureba.

Normalmente esta mudança é precedida por um amadurecimento da pessoa, ou por uma mudança cultural “empurrada goela abaixo” pela grande mídia. Mas o que importa é que mudamos, mudamos e gostamos (ou aprendemos a gostar) da mudança.

Não estaria mais do que na hora de mudarmos nosso apetite pelo risco ? Não seria, agora, o momento ideal para mudarmos a nossa forma de encarar o mercado de renda variável, mais especificamente a bolsa de valores, de uma outra forma ?

Mais um corte na SELIC

Ontem tivemos mais um corte na SELIC, o nono seguido. Saímos de 12,5% ao ano, em agosto/2011, para os atuais 7,5%. Uma queda de 5% ? Não … refaça as contas e veja que tivemos uma queda de 40% em nossas taxas de juro. É mole ou quer mais ? Bom … ao menos o mercado espera por mais. Tudo indica que em outubro teremos mais um, de 0,25% …

7,5% ao ano, a menor taxa da história … Mas o que isso significa ? O que significa ? Que em termos reais temos uma taxa de juros pouco acima de 1% ao ano ! 😯

Isso … sua aplicação, em renda fixa, rende pouco mais de 1% ao ano … Ah ! Não custa lembrar que nesta conta não levei o desconto do IR em consideração … se levasse o rendimento seria … ZERO. Sim amigos da rede globo … zero, nadica de nada. Seu dinheiro estará lá, parado, e no final de um ano inteiro você teria direito a sacar seu dinheiro sem lucro algum, apenas com a correção da inflação. Entendeu por que fiz questão de indicar esta notícia ?

Está na hora de mudar !

Portanto não há escapatória … quer ter chances reais de obter ganho de capital ? Você precisa mudar, precisa aceitar assumir um pouco de risco e investir uma parte de sua carteira de investimentos no mercado acionário. (claro, as NTN-B e NTN-C – Tesouro IPCA – também oferecem a oportunidade de ganho real, mas num ritmo mais baixo)

Existe o risco de perda ? Sim, existe … é justamente por isso que você precisará adotar estratégias que visem o longo prazo, estratégias que tomem proveito das oscilações do mercado, estratégias que “ganhem” com o mercado em queda, estratégias que aumentem sua posição em ações em momentos de depressão do mercado.

Mas o brasileiro tem medo da bolsa. Somos aproximadamente 600.000 pessoas investindo … numa população que beira os 190.000.000 !

Não estaria mais do que na hora de mudarmos, mais uma vez ?