Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 251

Pergunta:

Bom dia Pai Rico,

Relendo o livro PRPB fiquei com a seguinte dúvida: Robert Kiyosaki fala que uma empresa é um ativo desde que seja controlada de longe. Se tiver que trabalhar nela passa a ser um emprego (não recordo bem as palavras que ele usa), mas e no caso de uma pessoa abrir sua própria empresa? É um ativo, sim ou não?

Ultimamente vi como é importante o colchão. Tive que utilizá-lo praticamente todo recentemente, o que ajudou e muito(!) em uma emergência. Se não lesse este site com frequência, estaria afundada até o pescoço com dívidas.

Resposta:

Bom dia Fernanda,

Você tocou num assunto que gera uma certa discussão quando se fala do quadrante do Fluxo de Caixa, onde existem os E (empregados), A (autônomos), D (donos) e os I (investidores). A discussão principal é justamente quando surge esta dúvida que você falou, seria a pessoa Dona de uma empresa, ou apenas um Autônomo com uma equipe ?

Existe uma diferença entre trabalhar na empresa e trabalhar nela, concorda ? Um trabalhar “light”, que não exija sua presença 24/7, onde a empresa continue rodando perfeitamente bem enquanto você está fora, te caracteriza como dono da empresa. Já o caso onde a sua ausência é sentida, fazendo com que tudo pare, tanto em termos de produção quando de vendas, te caracteriza com um autônomo. A empresa depende única e exclusivamente da sua produção, quanto mais você trabalhar, mais você vai ganhar. Já o dono, a produção pouco varia com a sua presença. 😉

Então é justamente isso: se só “controla” é dono, se tem que meter a mão na massa, de verdade, e o crescimento da receita depende disso, você é um autônomo …

Já sobre a dúvida se é um ativo ou não, certamente que é ! E se bem administrado, dos bons ! 😀

Sobre o uso do colchão, é impressionante, não é mesmo ? É nessa hora que vemos que justifica deixarmos um pedaço do bolo parado, ali no congelador, esperando aquele desejo maluco de comer um pedaço. 🙂

(foi uma analogia hein pessoal … nada de pegar a grana do colchão só porque ficou com vontade de comprar alguma coisa … ok ? :D)

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico