Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 270

Pergunta:

Olá, invisto em ações mas meu prazo está se esgotando ( 2 anos ) e algumas ações ainda estão em queda. Gostaria de saber quais itens avaliar para determinar se continuo ou não com o investimento.

Tiago


Resposta:

Boa noite Tiago,

É justamente este o motivo para eu falar: se é para investir em ações ou é para o longo prazo, ou é para operar … (e sabendo o que está fazendo)

Você está enfrentando um dos problemas mais comuns de quem começa a investir em ações e não tem – ainda – muita bagagem: investiu, precisando do dinheiro, num prazo muito curto. 2 anos é um período tão curto, mas tão curto, que tudo que se pode imaginar pode ocorrer e comprometer o seu capital.

Ok, você poderia ter dado a sorte de enfrentar um período de 2 anos “mágico”, onde tudo – de A a Z – subia … mas infelizmente pegou um período onde ou a coisa ficou de lado, ou caiu. (salvando-se raras exceções …)

Portanto pessoal, lição do dia: investimento em ações, ou é para o longo prazo (de preferência algo próximo a 10 anos) ou é para operar, fazendo “várias” operações durante o período do investimento.

Mas dizer isso, agora, não vai resolver o seu problema. Correto ? O que pode ser feito … ?

Antes de mais nada, você precisa fazer um levantamento completo da sua posição. Ver quem está no lucro, quem está no prejuízo, quando está no lucro, quanto está no prejuízo … Acredito até que isso já tenha sido feito, não ?

Com estes dados em mãos, você, que está precisando do dinheiro, poderá vender as ações que estão no lucro, para ir usando o dinheiro conforme for precisando. Ou precisa de 100% dele ? Se for precisando da grana parcialmente, vá vendendo as que estão no lucro … dando mais tempo para que as que estão ruins “possam se recuperar”. Mas fique sabedor que este dia pode não chegar nunca … 🙁

É … acredite, a decisão de sair ou não de uma posição precisava ter sido determinada no início da sua operação, escolher os pontos (ou acontecimentos) que forçariam a sua venda e respeitá-los faz parte do processo que “aponta” se a operação deve ou não ocorrer.

Te dizer, no meio da operação, se deve ficar em x, ou em y, é complicado … bem complicado mesmo. (para não dizer impossível !) 🙁

Faça um estudo também, se possível, do lado finanças da empresa. Veja se as coisas continuam iguais – ou melhores – ao que estavam quando a operação foi iniciada.

Esta foi uma das respostas possíveis, acredite … existem MUITAS. Acredito que os amigos do Clube darão muitas outras interpretações – através dos comentários – para o teu questionamento. O convite está feito. 🙂

Peço desculpas por não poder te ajudar mais … mas que o erro fique de lição para um futuro próximo, para a sua próxima operação !

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico