Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 276

Pergunta:

Olá Zé.

Acompanho o blog desde 2009, após ter lido o livro Pai Rico e Pai Pobre. Parabéns pela iniciativa do blog, sempre repasso ele para amigos que se interessam em começar a cuidar da saúde financeira.

Bom, vamos a minha dúvida. Estou começando a ler sobre Fundos de Investimentos Imobiliários. O que tu achas deste tipo de investimento?

Abraço e obrigado pela atenção.


Atenciosamente,

Daniel Airton Wermann
.NET Developer


Resposta:

Boa tarde Daniel,

Muito obrigado por compartilhar o trabalho realizado aqui no Clube com quem está em sua volta. Muitos deles podem até ter olhado meio atravessado na primeira vez que você falou do site, mas tenho certeza de que os que aqui entraram viram o bem que você proporcionou a eles. Não é mesmo? 😀

Vamos ao seu questionamento ? Fundos de Investimentos Imobiliários … se eu acho uma boa ? Olha … para muita gente esta é a melhor alternativa quando o assunto é investir em imóveis. Muitos são os motivos para eu falar isso:

– é mais fácil; (você não precisa sair atrás dos imóveis para investir, não precisa se incomodar com a parte da cobrança do aluguel – ou cobrar da administradora … -, você fica só com o lucro)

– o volume de dinheiro necessário para acessar o “universo” do investimento em imóveis é menor; (se você fosse comprar um imóvel para alugar, precisaria desembolsar uma bela grana …)

– aparentemente o funcionamento do negócio é bem transparente, você “sabe” o que está acontecendo;

– em muitos fundos há uma diversificação, a carteira é formada por vários imóveis, portanto quando algum deles está vago o fluxo de caixa não é tão afetado … (e está uma das poucas formas de diversificação que eu “aceito”)

Resumindo: eu acho uma boa. Em termos de investimento em si … Agora, se é, ou não, um bom momento para se investir em imóveis já são outros 500 … (e você por ser de casa já deve ser conhecedor da minha posição em relação ao mercado imobiliário, certo ?)

Só tome cuidado para não pegar um fundo que seja formado por um único imóvel … há alguns meses tivemos o exemplo de um que administrava um imóvel alugado a um hospital, que “liberou” o imóvel e o fundo ficou chupando o dedo … 😯 (já imaginou quanto tempo é preciso para reocupar um imóvel tão específico assim ?)

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico