Clube do Pai Rico

Colunistas ||| De grão em grão…

A previdência privada – assunto já discutido neste espaço – pode ser interessante para complementar a aposentadoria oferecida pelo governo, principalmente para aqueles que não tem a disciplina de poupar dinheiro por conta própria. E qual a finalidade disso? Tranqüilidade financeira no futuro, sem muitos sacrifícios hoje.

A cada dia que passa, o termo previdência privada ganha mais popularidade no Brasil. Mais e mais pessoas estão se acostumando com siglas como PGBL e VGBL, que são as duas modalidades mais utilizadas de previdência privada.

Para entender como funciona esse mecanismo, podemos distinguir dois momentos: a fase de acumulação e a fase de benefício. A primeira são os depósitos em dinheiro que você faz em um banco, durante determinados anos. Na segunda fase, você começa a receber os frutos dessa “poupança” acumulada, como se fosse uma aposentadoria.

Veja um exemplo, para mostrar o quanto pode ser simples ter tranqüilidade no futuro. Em uma simulação, considerando um dos planos disponíveis, se um jovem com 20 anos de idade começar a guardar R$100,00 todo mês, a partir de hoje, aos 60 anos pára de pagar e ganhará um “salário” mensal acima de R$7.000,00 durante os dez anos seguintes. Bom dinheiro pra você?

Aí está a dica. Quem começa a pensar desde já no futuro, poderá colher bons frutos. E você viu que não é preciso guardar tanto dinheiro, a lógica é começar o quanto antes. Com diriam alguns: é de grão em grão que a galinha enche o papo.


ELISSON DE ANDRADE ( [email protected] ) – Formação: graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Cursando o último ano de bacharelado em Direito.

Ganhador do Prêmio BM&F de melhor dissertação/tese na área de derivativos agropecuários, no ano de 2004.

Já lecionou diversas disciplinas em cursos de economia e administração de empresas em duas faculdades. Atualmente, é professor da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, onde é responsável pelas disciplinas de Matemática, Matemática Financeira e Mercado de Capitais.