Clube do Pai Rico

Livros ||| Nós queremos que você fique rico

É impressionante … um dos motivos que me levou a criar o Clube do Pai Rico foi que após concluir a leitura do Pai Rico Pai Pobre, o original da série, vi que existiam mais pessoas que pensavam – sobre o dinheiro – de forma parecida com a minha. Mas juro … nunca pensei que fosse tão parecida ! 🙂

O livro “Nós queremos que você fique rico” (Campus/Elsevier, 2007) estava guardado, esperando a oportunidade certa, o melhor momento, para ser lido. E foi agora. Se tivesse lido antes, tenho certeza que muito do que foi escrito aqui no Clube até este momento poderia ser acusado de ter sido “baseado” no que foi dito neste livro. Mas como a leitura aconteceu somente agora … fala sério, é muita semelhança na linha de raciocínio !! 😀

Não concorda com a minha opinião a respeito da não diversificação dos investimentos ? Então também não concorda com a opinião de RK … que é a mesma. 🙂

Tanto ele quanto Trump acreditam que o foco é a nossa melhor arma para obter o melhor desempenho em cada coisa que fazemos, portanto nada mais natural que foquemos em um determinado investimento para obter o máximo lucro possível dele. E engraçado … eles usam o mesmo exemplo que usei, o de Warren Buffett, como sendo o “pai” da não diversificação. 😉

Provável falência do sistema público de previdência ? Ele também concorda, e defende que cada um cuide do que é seu …

Foi uma leitura muito agradável, ainda mais com a surpresa que havia sido reservada para o final … 😀

A dupla

A forma com que o livro foi escrita foi interessante, até acredito que poderiam ter aproveitado um pouco melhor a presença de Kiyosaki e Trump, mas por ser a primeira experiência dos dois juntos foi bem proveitoso. Achei somente que faltou ao Trump “opinar” um pouco mais, às vezes parecia que ele somente fazia comentários sobre o que o RK havia falado sobre o assunto. (os capítulos são divididos em duas partes, primeiro fala RK, depois Trump)

Outra coisa interessante foi como dividiram os assuntos, sempre com base no: “O que foi que você aprendeu com … ?” Com seu pai, sua mãe, sua escola, serviço militar, esportes … vemos as opiniões de cada um sobre estes temas.

Gostei também de ver os capítulos onde ambos dão dicas para quem ainda é jovem, quem já é adulto e ainda não começou a sua jornada, quem já está prestes a se aposentar e ainda não atingiu a IF. Conselhos e orientações bem focados, apontando bons caminhos para cada caso.

FOCO e mais FOCO

Definitivamente, sair atirando para todos os lados acaba não levando a lugar algum … a não ser que você seja uma máquina e que consiga focar 100% destes alvos. O que convenhamos … é impossível. Eu tenho 3 “alvos” que me consomem 24/7 e já é estarrecedor … imagine aumentar o número deles.

Pode ver, o verdadeiro alvo de Kiyosaki são os imóveis. Ele até destina um pedaço de sua atenção à outros ativos (prata, ouro, petróleo), porém ele próprio admite que é nos imóveis que acaba se sentindo seguro, é onde tem prazer de investir o seu tempo.

Às vezes até precisamos destinar a nossa atenção para mais de uma coisa … mas que não seja por muito tempo. 😉

Controle

Esse é o ponto que os dois consideram como fundamental para se obter sucesso nos investimentos. RK argumenta que escolheu os imóveis como ferramenta de investimento por causa do nível de controle que eles lhe dão. Para ele o investimento em ações é tão arriscado por você não ter controle algum dentro da empresa (e que por isso o investimento de Buffett é tão “sem risco”, afinal ele está dentro das empresas que investe/compra). Não tem controle da empresa nem sobre as ações dela … e acredito que este foi o único ponto que discordei de todo o livro. 😀

Ok … você não tem controle sobre a empresa … tem pouco (ou nenhum) controle sobre as ações … porém você possui ferramentas que te trazem um pouco de controle do negócio. Não, você não poderá direcionar a empresa, ou para onde as ações vão, mas pode usar determinados itens que te ajudam nisso. (stop, opções …)

Eu poderia argumentar que ele também não possui controle sobre os imóveis, pois ele não determina por quanto tempo o locatário ficará no imóvel, tampouco o nível de demanda por ele, mas entendo o ponto de vista dele. 😉

Uma ótima leitura e que vale muito a pena ser lida ! 🙂

Nós queremos que você fique rico

Nota do Site:
5 Moedas

Nós queremos que você fique rico
Donald Trump | Robert T. Kiyosaki

Editora: Campus
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 352
Acabamento: Brochura
Formato: Médio