Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário:  E foi feita a divulgação do resultado, e hoje você decide qual a melhor forma de se ler o anúncio …

Ligue para 0800 xyz para votar em Petrobras divulga lucro de R$21,182 bilhões, o pior resultado desde 2004, com queda de 36,42% em comparação ao resultado de 2011.

ou …

Ligue para 0800 blablabla para votar em Petrobras divulga lucro de R$21,182 bilhões e supera expectativas dos analistas.

Você escolhe, você decide. Mas … é você quem também pagará o pato a conta.

Não sei porquê … mas a impressão que tive ao ler o anúncio foi a de que o pessoal da Enron deu uma mãozinha … mas acho que foi só impressão, ok ? 🙂

Aumento do não sei o quê pra cá, queda de outra coisa pra lá … mas o resultado (ao menos pra mim) se resumia a uma única frase, que coincidentemente foi pouco divulgada … Por quê será ?

Petrobras encerra 2012 com relação entre dívida líquida e ebitda em 2,77 vezes.

Por que dei tanta atenção para essa frase ? Só porque existe um “limite” (adotado por fundos e agências de classificação) que diz: se passar de 2,5 vezes, saia fora ! Só por isso … E não, eles não estão dizendo para que eu saia fora, mas sim seus clientes, que têm carteiras GIGANTES … Só isso …

Ou devo dar atenção a essa: “Produção cai 2% em comparação ao ano anterior” ? Qual é a melhor/pior ?

Ontem o papel voltou a cair, indo testar o último fundo – R$17,90, marcado no pregão da quinta-feira -, sem conseguir perder a marca. Tudo bem que além de não perder não esboçou nenhuma reação mais … “interessante” … mas tudo bem.

Hoje, de novo … eu indico a vocês darem uma olhada no volume vendido a descoberto nela … faz tempo que não vejo números tão expressivos. Há ! Não custa nada falar também para olhar – ali acima – o aluguel, que deu um belo salto …

Não sei porquê … mas a sensação que tenho para o pregão de hoje não é a das mais agradáveis não. Acho que só sobe se o pessoal “chapa branca” entrar em ação de novo. (como fizeram no anúncio do 2T2012, quando houve prejuízo e o papel “conseguiu” disparar em alta)

Lá fora, o que estava feio ficou horrível. Lembra que falei da alta da sexta, que marcou nova máxima ? Pois então … ontem devolveu praticamente 100% dela. Se tem um número para se ficar de olho hoje é no 13.860 do Dow Jones e o no 1.497 no SP500. Opsss … o do SP500 já foi ontem mesmo …

Falem o que quiser … me xinguem o quanto puderem … mas contínuo dizendo: a coisa está para ficar feia … muito feia.