Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Como criar filhos financeiramente responsáveis?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 3:48 pm    Assunto: Re: Como criar filhos financeiramente responsáveis? Responder com Citação

Pessoal, o Punhisher_br lembrou algo importante: eu abri este tópico para discutir o assunto "Como criar filhos financeiramente responsáveis?" e não para vender, elogiar ou criticar o livro do "Sucesso Financeiro", ok? Vamos voltar para o assunto principal.

punisher_br escreveu:
Pra voltar ao tópico, sem a discussão dos amigos aí de cima, o texto é muito similar ao "Casais inteligente enriquecem juntos", do Gustavo Cerbasi...

Eu ainda não li este livro, mas imaginei que tratava a respeito, já que aborda o tema famíla+finanças... tenho curiosidade para lê-lo.

E o conteúdo do "Filhos inteligentes enriquecem sozinhos" e "Pai Rico Pai Pobre para Adolescentes", são bons? Abordam o tema de forma parecida?
Avocati
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Dicas boas que eu achei no blog do clube meta:

O importante é começar e quanto mais cedo, melhor.
    Então não perca mais tempo!! Ensine seu filho a poupar. Começe dando a ele, de presente um Porquinho para que guarde suas moedinhas.
    Se ele já esta na idade, acima de 5 anos, você já pode começar a ensiná-lo a ser um Consumidor Responsável, lhe dando uma mesada ou ainda uma semanada, de acordo com sua idade.
    Em outras palavras, se seu filho tem de 5 a 8 anos, você pode começar a dar uma semanada, pois nesta idade 7 dias é muito tempo para uma criança. Comece com valores pequenos e estimule a guardar uma parte desta semanada no "porquinho". Pegue um calendário e estabeleça junto de seu filho, um dia certo para dar a mesada, digamos todos os sábados. Esclareça a ele, que você não pode e não terá mais dinheiro, caso ele gaste tudo antes do próximo sábado. Isso é muito importante, que você tenha uma certa rigidez, porque se você uma vez que seja, der mais dinheiro, você está enviando ao subconsciente de seu filho: "Posso gastar tudo de uma vez, porque se faltar, alguém vai me financiar". E por incrível que pareça, isso se perpetua até a idade adulta. E muitas vezes pode resultar na ruína financeira desta pessoa.
    Outra coisa importante: Não dê notas altas para seu filho (100 Reais, 50 Reais, 20 Reais). Pois as crianças muitas vezes não olham o valor de face do dinheiro, mas sim a quantidade de notas que possui. Então se você pretende dar ao seu filho R$ 50,00, dê tudo em notas pequenas, de R$ 1, R$ 2 ou no máximo de R$ 5,00. Porque senão você pode ouvir a seguinte frase do seu filho: "Pai, sai com um dinheiro (uma nota de R$ 50,00), comprei figurinhas, 1 picolé e uma revistinha e voltei com um montão de dinheiro !! (várias notas, resultantes do troco).
    Quando acontece isso, a mensagem que foi enviada ao subconsciente de seu filho foi: "Quanto mais eu compro, mais dinheiro eu tenho para gastar".
    Na medida que seu filho vai crescendo, o dinheiro pode ser dado quinzenalmente ou mensalmente.
    Vamos em frente? já sabes como fazer, agora só falta agir.
    Faça isso por seu pimpolho !!

Cristiano Borges Brasil

http://clubemeta.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 4:09 pm    Assunto: Responder com Citação

outra dica que li é dar uma semanada mais ou menos de acordo com a idade do filho, um real por ano, ou seja, se tem seis anos, seis reais por semana e assim por diante...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
punisher_br

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 10:26 am    Assunto: Re: Como criar filhos financeiramente responsáveis? Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:

Eu ainda não li este livro, mas imaginei que tratava a respeito, já que aborda o tema famíla+finanças... tenho curiosidade para lê-lo.

E o conteúdo do "Filhos inteligentes enriquecem sozinhos" e "Pai Rico Pai Pobre para Adolescentes", são bons? Abordam o tema de forma parecida?

"PRPB para Adolescentes" eu já li quando há uns 5 anos atrás, é muito bom, mas como eu tinha 16 anos na época e só ganhava uns trocados de mesada, achei o livro com conceitos um pouco distante da realidade de um adolescente brasileiro de classe média. Tudo que acrescenta é válido, mas não considero um livro essencial para a educação financeira.

Quanto ao "Filhos inteligentes enriquecem sozinhos", to procurando o e-book pra ler, mas não acho... to pensando em ler na livraria e ver se eu gosto. Fico meio relutante de que ele tenha muitos conceitos similares ao "Casais inteligentes...".

Maurício, o "Casais inteligentes.." eu li pelo computador (E-book) em 2 dias e gostei tanto que comprei na livraria pra presentear minha mãe. Considero leitura obrigatória pra quem tem mais de 20 anos e uma renda mensal para aplicar os conhecimentos. O começo do livro dá a entender que o conteúdo só é pertinente a quem tem um cônjuge ou companheira, mas se vc passar da pág. 30 vai ver que ali tem valiosas idéias para atingir a independência financeira sem deixar de curtir o presente e ensinando seus filhos e quem está a seu redor.

Abraços
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 10:33 am    Assunto: Re: Como criar filhos financeiramente responsáveis? Responder com Citação

Mas o livro é de 2004 ... Very Happy
hehehe

Não te confundisse com o PRPP original ? Wink

punisher_br escreveu:
"PRPB para Adolescentes" eu já li quando há uns 5 anos atrás,

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
punisher_br

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 6:21 pm    Assunto: Re: Como criar filhos financeiramente responsáveis? Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Mas o livro é de 2004 ... Very Happy
hehehe

Não te confundisse com o PRPP original ? Wink

punisher_br escreveu:
"PRPB para Adolescentes" eu já li quando há uns 5 anos atrás,

Não confundi não Zé, só me perdi no lapso temporal mesmo
hehehehe

Então eu li assim que lançou, e hoje, após diversas leituras, considero outros livros mais fundamentais!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

hauhauahuahahauah
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!