Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: E foi uma chuva de stops … para todos os lados, para todos os gostos. O que teve de ação subindo 5%, 10%, 15% não tá no gibi … 😯

E as opções então ? 100% de alta era visto com desdém, rejeição total ! O povo queria saber somente das que davam algo perto de 1.000 % !!! Isso mesmo … 1.000% em um único pregão …

O aumento no óleo diesel, que beneficiaria “somente” a Petrobras, acabou por gerar um efeito bola de neve, ativando o stop do mercado como um todo. Com isso a zeração comeu solta e deu no que deu: alta de 3,5% na cachola.

A Petro, lógico, foi um caso à parte. Abriu já pra lá de Bagdá, veio testar a região de resistência/suporte nos R$17,25 para depois ser catapultada, direto para o espaço, e fechar em R$18,05. (sendo que chegou a bater R$18,27 !!!)

A zeração na posição vendida à descoberto nas opções dela foi clara, o medo do corner é grande. Na verdade, foi justamente este um dos motivos para a alta monstra do papel.

Bom, hoje é quinta-feira, dia 07 de março. Até o dia do exercício de opções, dia 18, temos mais 7 .1/2 pregões (se é que podemos contar como o período pré exercício da segunda como sendo 1/2 pregão, hehehe), e até lá muita coisa ainda pode e vai acontecer.

Por exemplo: mesmo com a zeração que houve por parte dos vendidos, a posição em C18 ainda é bem grande, e você pode ter certeza que agora tentarão defender a trincheira com unhas e dentes. Tentarão tirar proveito da alta de ontem para ceder um pouco a cotação para “ajustes no preço para retirada dos lucros”, como a mídia gosta de dizer. 😉

Claro … isso pode não acontecer e acabarmos vendo um exercício onde o povo da C18 sentirá um calor danado e veremos o papel se aproximar dos R$19. Mas … não sei … sabe ? 😀

A alta do ibovespa de ontem fez com que uma barreira importante para um repique mais forte fosse rompida: os 57.800. Este rompimento sinaliza a possibilidade de um movimento que vá até os 59.250 +- … Se vai, já são outros 500.

Ah ! Quase ia me esquecendo … O que é o gráfico de aluguel de Petro ? Nos aproximamos dos topos medianos, todos causados por JCP. Será este mais um ? (mesmo sem termos o aviso de distribuição até o momento) Ou foi somente munição que os vendidos tinham pego para socar a cotação ? Acredito que amanhã, ou segunda, teremos uma pista sobre esta questão. 😉

Para hoje, sobe ou desce ? Não tenho a mínima ideia … aguardemos notícias do front, da trincheira C18. É ela quem decidirá o resultado desta guerra.