Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 305

Pergunta:

Caro,

Sou aprendiz e acompanho seu trabalho aqui no blog onde tenho aprendido muito. Parabéns e obrigado.

Tenho uma dúvida quanto ao tema aluguel de ações. Posso fazer uma pergunta? Já fazendo. 😉

No site da BmfBovespa existem dois indicadores sobre aluguel: Posições em aberto e Empréstimos registrados. Vejo que você usa “Posições em aberto” nesse seu acompanhamento diário sobre aluguéis de VALE5 e PETR4. Minha pergunta: Posições em aberto são as ações disponíveis para aluguel e Empréstimos Registrados são os negócios com empréstimos efetivamente realizados, é isso mesmo? Se sim, por que não acompanhar os números dos empréstimos efetivamente realizados ao invés da oferta?

Desde já, muito obrigado.

Grande abraço,
Nelson


Resposta:

Bom dia Nelson,

Admito que o uso dessa informação foi sempre tão natural (e direta) por mim, que nunca havia reparado na alternativa “Empréstimos registrados”, hehehe. 🙂

Com a sua pergunta fui em busca da informação completa sobre o uso deste item, e com a ajuda do pessoal da própria bolsa posso apresentar a função deste item “desconhecido”. 😉

Antes de mais nada, o uso do “Posições em aberto” é o certo, é ali onde se concentram as informações sobre o número de ações que estão em aluguel naquele momento, com a informação tendo 3 dias de atraso. Portanto o nosso acompanhamento é o certo. 😀

Já o “Empréstimos Registrados” nada mais é do que um resumo dos últimos 3 dias, com o número de ações emprestadas, o valor dos alugueis, as taxas (tando para quem empresta quanto para quem toma). Segundo palavras da Bovespa:

Empréstimos registrados: traz o somatório das operações de cada um dos ativos nos últimos três dias. É um importante recurso para os investidores acompanharem e identificarem tendências do mercado. São apresentados dados sobre número de contratos, quantidade de ativos, volume financeiro emprestado e as taxas médias anualizadas recebidas pelos doadores e as pagas pelos tomadores note que as taxas dos tomadores são maiores pois incluem também a comissão que pagam para as corretoras, portanto, nesse período é apenas para se ter uma médias das taxas praticadas.

Se você ficou curioso, dê uma olhada direto na fonte:

Posições em aberto
Empréstimos registrados

Graças à tua chamada de atenção, terei mais um item para acompanhar diariamente e sentir a temperatura do mercado. Muito obrigado. 😀

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico