Clube do Pai Rico

Calote em cartão de crédito nos EUA atinge recorde em maio

É disso que eu tenho medo …

Calote em cartão de crédito nos EUA atinge recorde em maio
da Folha Online
da Reuters

O calote nos pagamentos de cartões de crédito nos Estados Unidos cresceu em maio, atingindo o nível recorde devido à deterioração da carteira de empréstimos do Bank of America. Entre as maiores empresas do setor, o nível de inadimplência dos cartões superou os 10% no mês.

Segundo a agência de notícias Reuters, as taxas de inadimplência de todo o setor foram no caminho inverso, registrando quedas em maio. O dado –que serve como indicador de perdas futuras do mercado de crédito– refletiu uma tendência sazonal, na opinião dos analistas.

Para os economistas, a inadimplência só recuou no mês porque muitos consumidores decidiram usar o dinheiro da restituição de impostos para pagar as dívidas. A expectativa é de que a inadimplência aumente novamente nos próximos meses.

“Acho difícil que seja realmente uma tendência. É preciso haver uma estabilização nos níveis de desemprego antes de vermos qualquer outra coisa”, disse o analista da Stifel Nicolaus Chris Brendler. “Ainda é muito cedo para vermos algum tipo de melhora.”

O Bank of America –maior banco norte-americano– afirmou que sua taxa de calote, ou seja, o número de empréstimos sobre os quais a empresa não espera ser paga, saltaram de 10,47% em abril para 12,5% no mês passado.

Os números são resultado da rápida expansão dos últimos anos e da manutenção de uma das mais altas concentrações de empréstimos subprime entre as principais empresas de cartões de crédito, afirmam analistas.

Operadoras de cartão

A American Express, que contabiliza quase um quarto do volume de vendas em cartão de crédito e débito nos Estados Unidos, afirmou que sua taxa de calotes aumentou de 9,9% para 10,4%, segundo documento regulatório.

Já o Citigroup –maior emissor dos cartões de crédito da marca MasterCard– relatou que a inadimplência em cartão de crédito aumentou de 10,21% para 10,5% em maio.

“A inadimplência subiu a níveis recordes”, disse o administrador de carteiras de valores da Greenwood Capital Associates Walter Todd sobre a indústria de crédito norte-americana como um todo.

As perdas no mercado de cartões de crédito geralmente seguem as tendências nos níveis de desemprego, que subiu para seu maior nível em 26 anos –para 9,4%, em maio. O total de desempregados no país chegou a 14,5 milhões.

De acordo com previsões do mercado, é esperado que aumente ainda mais, para além dos 10%, até o final de 2009.

Se as perdas no mercado de cartões de crédito como um todo ultrapassarem os 10% este ano, como esperam tanto analistas quanto executivos de bancos, as perdas com empréstimos podem chegar a ultrapassar os US$ 70 bilhões.