Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 309

Pergunta:

Caro pai rico, gosto mto do conteúdo publicado no site, gostaria de saber com vc escolhe quais opções de petro lançar e se vc faz trava de baixa. Grande abraço


Resposta:

Bom dia Victor,

Escrevi um post que falava sobre isso, ele está disponível na seção “Como o Zé ganha na Bolsa“. O título é: “3 formas de se ganhar dinheiro com Venda Coberta de Opções“, acredito que a leitura te ajudará a compreender o processo de escolha.

Mas já adianto … a escolha entre ITM, ATM e OTM envolve um pouco de “sentimento de mercado” também, não é nada 100% exato. 😉

A trava de baixa, que uso, é normalmente feita com o lançamento de uma série e a compra da mesma quantidade na seguinte. Vamos a um exemplo ?

Fazendo de conta que agora é um bom momento para uma venda, que o gráfico indicou uma reversão, e que eu acredite que a PETRE18 será pó – esta é a ATM da série E -, vou ao mercado e vendo … 1.000 PETRE18. Ao mesmo tempo vou lá e compro 1.000 PETTRE19, para travar a venda. A venda me gera R$990,00 e a compra me custa R$470,00. A diferença, R$520,00 será o lucro da operação caso o mercado realmente caia e que a PETRE18 vire pó.

Mas por que envolver uma compra com a venda, se você acredita que vai cair ? É justamente isso que dá nome à operação: para travar a possível perda em caso de erro. 🙂

Veja, com a compra da E19, admito que a perda máxima nesta operação seja de R$1,00, pois se as cotações subirem, e a minha venda na E18 for exercida, posso ir no mesmo mercado e exercer a minhas opções, compradas, da E19. Portanto um “buraco” máximo de R$1,00. Como já embolsei R$0,52 (a diferença entre a venda da E18 e a compra da E19), o meu “buraco” diminui ainda mais, cai para um prejuízo máximo de R$0,48 por opção ou R$480,00 pela operação do exemplo. Mas não para por ai. 😀

Se embolsei R$0,52 no início da operação, isso significa que se o papel for até R$18,52, estarei protegido, poderei sair no 0x0. (claro, no meio do exercício há o fator gordura da opção, e isso distorce um pouco o valor dessa diferença)

A função da trava é para trazer proteção à venda, e é justamente por isso que venho estudando essa ferramente há alguns meses, para corrigir uma “falha” – proposital – na minha atual estratégia. 😉

Imagine a mesma venda de E18, sem trava. Se o papel subir até os R$25,00 … eu perco R$7,00 !!! Com a trava da E19 a perda máxima permanece sendo de R$1,00. (sem levar em consideração o valor obtido na venda … só para facilitar a leitura dos números, hehehe)

Ah ! Você pode também usar séries mais longas para travar, por exemplo uma venda na E18 com uma compra na E20. Embolsa R$790,00 … mas com a possibilidade de perda de R$1.210,00 … Acredite, em algumas situações isso é justificável. 😀

Isso foi apenas um pequeno exemplo e acredito que muitas dúvidas surgirão, portanto … comentários e novas perguntas ao Pai Rico serão bem-vindas ! 🙂

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico