Clube do Pai Rico

Resposta – Proponho um exercício ! #3

Gostei de ver, o pessoal está realmente botando a cachola para trabalhar na resolução dos “problemas” propostos. 🙂

Confesso que entrei de “cabeça feita” nesta pergunta. Digamos que ela tenha sido feita para ouvir uma única e simples resposta … “Lança opções e pronto !”, sim … essa era a resposta que eu considero como sendo a “mais certa”. Mas não se esqueça … é a que considero “mais certa” por ser a coisa que eu faria. 😉

Vi que foram poucos que caíram na tentação de vender as próprias ações, esquecendo-se do fato de que o dinheiro entraria na conta apenas 3 dias depois da venda feita e não estando disponível para o pagamento da entrada … Acho que agora a lição foi aprendida de uma vez por todas, não ? 😀

A sugestão “vender bem dentro do dinheiro” é a mais interessante, justamente por possibilitar a venda de uma quantidade menor de opções. Digamos que ele tenha escolhido a venda de opções da Petro e que ele tenha aproximadamente 150.000 PETR4 em carteira. Para atingir os R$100.000,00 necessários o Sr José precisaria vender uma … PETRG15 da vida (por exemplo …). Ela fechou na sexta valendo R$1,90, portanto seria preciso vender umas 50.000 opções, colocando 1/3 da carteira de Petro nesta operação.

Mas e se o papel subisse ? Bem … este é um risco que ele teria que levar em consideração, pois sendo exercido no dia 15 de julho, receberia somente R$717.000,00 … (o strike da G15 é R$14,34) Se o papel estivesse valendo R$17,00 no dia do exercício, ele poderia recomprar apenas 42.000 … Teria menos ações, mas financeiramente estaria “na mesma”. (conseguem entender este conceito ?)

Veja bem, vender as opções não seria uma operação visando o lucro, mas somente uma operação de obtenção de crédito “barato”, ok ? Não adotaríamos nenhuma estratégia pensando no lucro, somente ter a grana amanhã na conta.

Mas uma coisa me chamou a atenção … muita gente sugerindo negociação com o vendedor. Acredito que ao chegar a este ponto da negociação, toda e qualquer possibilidade de negociação já tenha sido feita e o limite de pagamento para “amanhã” já tenha sido o máximo que ele tenha conseguido obter junto ao proprietário. Não, não estou dizendo que uma nova tentativa de negociar seja algo errado … mas em 99% das vezes a negociação pode estar fora de discussão …

Sobre tentar junto ao banco um empréstimo para o valor da entrada … quem sabe poderia ser conseguido sim, afinal ele pode ter um bom relacionamento com a instituição, pode ser que ele já faça seus financiamentos ali (o restante do valor da compra virá de onde ? Do banco, claro !! :)), quem sabe eles não poderiam abrir uma exceção e fornecer essa ajuda extra ? 😉

Espero que tenham aprendido uma nova possibilidade. 🙂

Precisou de dinheiro “imediato”, tem uma boa carteira de ações ? Quem sabe o lançamento de opções cobertas não seja uma boa pedida ? 😀