Clube do Pai Rico

Livros ||| Erros incríveis

E se alguém chegasse lhe dizendo que para acertar é preciso errar ? Que para obter boas notas na escola não é preciso acertar as respostas das questões das provas, mas sim demonstrar “tentativa de acerto”, já pensou como seriam as coisas ? Meio estranhas … não ?

Fomos “adestrados” desde jovens (para não dizer desde o momento em que saímos da barriga de nossas mães) para não cometer erros. Não precisarei citar nenhum exemplo, pois tenho a certeza que você já pensou em algum “não faça xyz” dito por 11 em cada 10 pais. 😀

Mas … a frase “é errando que se aprende” não é dita em alto e bom som por muita gente ? Não dizem que o aprendizado obtido em um erro é melhor, e mais importante, do que um curso, um livro, um curso universitário ? Mas como teremos acesso a este aprendizado se não podemos nem tentar errar ? Afinal … não podemos errar. Ou podemos ? Não, não podemos. Ou podemos ?

Claro que podemos ! Erros acontecem a torto e à direito em todas as situações que nos cercam e formam nossas vidas. No lado pessoal, profissional, educacional, etc.

Acontecem e devem ser … incentivados ! Sim, essa é a proposta do livro “Erros incríveis” (Campus/Elsevier, 2012), onde exemplos de erros simples e mais complexos levaram a grandes descobertas e ao aumento do lucro de algumas empresas em determinados casos.

O problema é …

Qual é o maior problema em relação a um erro ser “certo ou errado” ? É o fator tempo

Só saberemos se o erro deu certo ou não depois de ele ter ocorrido. Às vezes o tempo é curto, às vezes não. Podemos ter a resposta em alguns dias, mas também pode levar algumas décadas … então como saber se o erro deve ser cometido ou não ?

Que tal … “antevendo o efeito” dele ? Sim, não é algo fácil, pois algo simples pode ter consequências desastrosas, o conceito do efeito borboleta é a prova disso. (o mexer de asas de uma borboleta na floresta amazônica pode causar um tufão no Japão)

Mas existem ferramentas que podem nos ajudar a detectar as possíveis consequências do erro proposto. Um exemplo do nosso dia-a-dia ? A bolsa de valores

Já pensou se todos que iniciam uma operação entrassem achando que não existe a menor possibilidade de aquela “aposta” dar errado ? Não … entramos já sabendo “que vai dar errado”, se der certo, melhor. 🙂

Entramos limitando o tamanho do possível erro, seja através da adoção de um stop, ou usando o gerenciamento de capital, ou então usando alguma ferramenta que dê hedge à operação. Entramos sabendo que pode dar errado, que tem “50% de chances que isso ocorra”. Limitar o estrago que esse erro poderia gerar é que nos permite continuar no mercado. Cada erro encontrado em nossas operações traz uma nova informação, que provavelmente melhorará nossos sistemas operacionais para os próximos trades. Lidar com o erro é fundamental neste mercado.

(Será que foi essa a ótica que adotei na leitura ? Será ? Será ?? Será que li pensando nisso ? hehehe ;))

Uma boa leitura ! Recomendo ! 🙂

Valuation

Nota do Site:
4 Moedas

Erros incríveis
Paulo J.H. Schoemaker

Editora: Campus
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 176
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino