Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Falei que achava que tinham exagerado no fechamento da segunda, não ? 😉

Devolveram quase tudo que enfiaram no final do pregão, tentando recuperar a “antecipação” do feriado. Normal e natural para um mercado maluco como o nosso. 😀

A briga pelo rompimento dos 45.800 continua a toda, já é o 5º pregão em que há uma tentativa … mas ainda sem sucesso. Somente o rompimento desta barreira é que nos trará a possibilidade de um repique decente … Mas sem esquecer que tem uma barreira ainda maior esperando nos 48.000. (isto é, se chegar lá …)

Esta noite fiquei pensando numa coisa … Você percebeu que o nosso movimento atual já atingiu aproximadamente 2/3 do movimento de queda de 2008 ? Naquele momento fomos dos 74.000 até os ~30.000, ou seja 45.000 pontos de queda. Hoje estamos na faixa dos 45.000 … ou 30.000 pontos do topo. Tirando o fator velocidade daquela queda (menos de 1 ano), estamos num “buraco” parecido e quase ninguém fala – ou reclama – da mesma forma que falavam naquela época. (a queda atual levou aproximadamente 3 anos)

Aquele tombo foi “culpa” do subprime, e o atual … de quem é a culpa ?

Eu tenho cada vez mais medo de que a marca de 74.000 pontos tenha sido um topo do topo, a la Nikkei … sabe ? Já parou para pensar nesta … possibilidade ? (seus planos incluíam algo deste tipo ?)

Não sei … foi apenas um pensamento que vem martelando na minha cabeça há alguns tempos e esta noite ficou mais … claro.

Ah, só para lembrar … tem muita gente que gosta de trabalhar com retrações de fibonacci (que funcionam de uma forma diferente dos pivot que usam a ferramenta). E onde é que estamos hoje mesmo … 😉

É só uma possibilidade … ok ? Mas para que isso aconteça, aquelas condições descritas no início da conversa precisam ser atendidas. 😀

(torço, de verdade para que um dia voltemos a testar o topo … porque senão o nosso mercado nunca conseguirá angariar o número de participantes que almeja …)