Clube do Pai Rico

Livros ||| Manual para sonhadores

Existem determinados livros que após lidos pensamos: “Droga … eu deveria ter lido isso antes !”, sabe? (a mesma coisa aconteceu após a conclusão do “O mercado de ações em 25 episódios” …)

Muitas vezes o que foi lido é de conhecimento geral, é dito por uns, comentado por outros … mas são poucas pessoas que chegam para você e dizem na lata “faça isso” ou “faça aquilo”. Ainda mais quando se trata de pessoas mais jovens …

O livro “Manual para sonhadores” (LeYa, 2013) até tem uma variação do título, que é “Manual para jovens sonhadores”. E realmente, é sobre isso que ele trata. 🙂

A juventude é a época de nossas vidas onde mais temos a possibilidade de aprender, de crescer, de arriscar, de errar, de acertar, de nos decepcionar; mas é também o momento onde – normalmente – temos mais medo de tentar. Costumamos ouvir os conselhos dos mais velhos, que na maioria das vezes também tiveram o mesmo medo, e acabaram seguindo a orientação de alguém mais velho, que também teve medo …, e mantemos a roda girando. Vamos para a escola, para a universidade, arrumamos um emprego, ficamos trabalhando e trabalhando e trabalhando … até sermos velhos demais para fazer tudo aquilo que deveríamos ter feito quando mais novos, tudo aquilo que queríamos fazer quando jovens. Mas tivemos medo …

Medo de sermos repreendidos por nossos pais, pela sociedade, por nossos amigos, medo de fazer a coisa errada (não pelo aspecto moral, mas sim por tentar e acabar errando), medo de não conseguir chegar onde queremos. O pior ? Fazendo sempre mais do mesmo, mantendo a roda girando, acabamos chegando exatamente onde não queríamos chegar desde o início. Triste e engraçado ao mesmo tempo, não é mesmo ?

Mas a autora, Nathalie Trumann, fez, aparentemente, muito daquilo que gostaríamos de ter feito. Viajou muito, chutou o balde quando era a hora, experimentou várias experiências (de emprego), e graças a isso pode dividir com o leitor um pouco deste … “outro lado da vida” para quem ficou recluso, para quem não arriscou, para quem seguiu a cartilha dada por seus pais. Não, ao menos até onde consegui enxergar ela está longe de ter o perfil rebelde que muitos podem estar imaginando. Ela apenas fez tudo aquilo que muitos de nós gostaríamos de ter feito. Fez, indo, muitas vezes, contra a opinião de pessoas que estavam ao seu redor e poderiam – ou não – desaprovar.

No livro ela dá conselhos e orientações, na forma de passagens da própria vida, aos mais jovens. Viaje, leia, não tenha vergonha, erre, arrisque, tente, sonhe. E por falar em sonhos …

Muitos sonhos são destruídos por pessoas bem intencionadas que não souberam alcançar os seus próprios sonhos e que não conseguem mostrar para aqueles que perguntam que a vida não é assim, porque tudo o que eles conhecem é assim.

Mas a vida NÃO é assim, NÃO precisa ser assim e todos nós deveríamos ao menos nos permitir uma vida cheia de sonhos e mais sonhos, e uma imaginação e ingenuidade tão fantásticas e grandes como aquelas que tínhamos quando éramos crianças. Sonhar é de graça e, no pior dos casos, ao menos vai nos desiludir um pouco e tornar a vida bem mais divertida e interessante do que para aqueles que não se permitirem sonhar por medo de parecer ridículos ou infantis.

Nathalie Trutmann

Resumo da ópera: um ótimo livro, que entra na minha lista dos “por que não li isso antes ?” e que acredito que deveria entrar na sua também.

A Helena (que hoje tem 11 meses) certamente o lerá. 😀

Manual para sonhadores

Nota do Site:
5 Moedas

Manual para sonhadores
Nathalie Trutmann

Editora: LeYa
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 224
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino