Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Pronto, decisão tomada ! Reajuste de 4% para a gasolina e 8% para o diesel. O problema é que até sexta o mercado anunciava que esperava de 5%~6% pra gasolina e 10% para o diesel … portanto o reajuste veio abaixo do esperado. Mas veio o tão aguardado “mecanismo” automático de reajustes, que é secreto, que não repassará a volatilidade do mercado internacional para o consumidor, que fará com que o caixa da empresa se equilibre nos próximos 24 meses … e que provavelmente não existe.

Sério, a impressão que fiquei com esse anúncio (um dos mais obscuros que já tive o “prazer” de ler) é que falaram sobre a política de preços, a fórmula mágica tão esperada pelo mercado, só para dizer que falaram, mas sem falar, sabe ? Falar que tem, que é secreta, que somente a administração da empresa terá acesso a ela, é quase como dizer que “as coisas continuarão exatamente como estão, os reajustes acontecerão na hora que o governo permitir, mas vocês acharão que isso acontecerá automaticamente, graças a esse mecanismo”.

Mais alguém ficou com essa impressão ? 😯

O estranho foi ver o anúncio do reajuste na Globonews e eles falarem claramente, com todas as letras que não houve a aprovação desta política de preços. A impressão que tive foi essa, após ler o fato relevante, mas uma menção a ele estava lá …

Então o que acontecerá hoje ? Não sei.

Como disse, o reajuste foi menor do que o esperado. Não ficou claro se houve a aprovação da política de preços ou não. Ou o reajuste foi menor que o era consenso do mercado justamente por ter a fórmula de reajustes e que em breve ocorrerá outro ?

Não sei … e estou muito curioso para ver o que o Sr Mercado achou disso. 🙂

Enquanto isso o nosso amigo índice bovespa fechou na região que vai decidir o próximo movimento do mercado, fechou na faixa dos 52.400. Pra cima, sobe. Pra baixo, cai.

Se cair, terá um suporte intermediário na região dos 51.300, mas depois disso pode acentuar a queda …

É importante destacarmos que a briga pelos 52.400 acontece abaixo da média de 200 …

Neste post falei sobre:

Suportes e Resistências

Médias móveis