Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Previdência Privada: Tx de adm corrói até 90% do patrimônio!
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 4:51 pm    Assunto: Previdência Privada: Tx de adm corrói até 90% do patrimônio! Responder com Citação

Pessoal, o artigo abaixo é de 2004, mas continua atual.... eu tenho plano de previdencia privada, mas cada vez tenho menos vontade de investir nele. Ainda bem que invisto sempre o mínimo exigido.

Por enquanto, vejo como vantagem o abatimento de 12% no IR, no caso de PGBL, o que possibilita redirecionar eventual restituição de IR para outras aplicações.

E, no meu caso pessoal, meu PGBL tem embutido um seguro de vida, em valores vantajosos tendo em vista os preços de mercado.

Qual a opinião de vocês?

Link do artigo abaixo: CLICAR AQUI - com uma tabela que não transcrevi abaixo.

03/2004/2004
Taxa de administração corrói até 90% do patrimônio
SANDRA BALBI
da Folha de S. Paulo

Quem investe em um plano de previdência pode deixar entre 57% e 90% do patrimônio acumulado ao longo de 35 anos no caixa da seguradora ou do banco que vendeu o produto.

Esse é o tamanho a que pode chegar a mordida da taxa de gestão financeira _ou de administração_ cobrada pelas entidades de previdência privada aberta.

Cálculos do consultor Newton Conde, da Watson Wyatt, mostram que uma pessoa que aplique R$ 200 mensais, desde os 25 anos de idade, obtendo um rendimento real (descontada a inflação) de 3% ao ano, chegará aos 60 anos com um capital de R$ 147.456 (leia quadro). Nessa hipótese Conde considerou que a taxa de gestão financeira foi zero, para efeitos de comparação.

A mesma aplicação, se feita em uma instituição que cobra 3% ao ano para administrar os recursos _que é a taxa cobrada na maioria dos planos de previdência_ será corroída ao longo do tempo. Após 35 anos, o investidor acumulará R$ 84 mil, apenas.

Se esse mesmo investidor conseguir aplicar em um plano que dê um rendimento real de 6% ao ano, chegará ao final do período de acumulação com R$ 276.058, caso a taxa de gestão seja zero.

Mas, pagando uma taxa de gestão de 3% ao ano, ficará com seu capital reduzido a R$ 145.127. Nesse caso, o gestor terá embolsado 90% do capital acumulado. “Ou seja, quase a metade das contribuições mais todo o rendimento terá ido para a seguradora”, diz.

De acordo com o consultor Mauro Halfeld, “a taxa de gestão financeira é a questão mais importante a ser observada pelo investidor ao entrar em um PGBL ou VGBL”. Essa taxa é cobrada sobre o capital total acumulado.

O investidor deve ficar atento também à rentabilidade real dada pelo seu plano de previdência. “Compare os rendimentos dos últimos anos de vários planos antes de investir”, alerta Halfeld.

Os fundos de investimento onde são aplicados os recursos desses planos renderam, em média, 23,07% no ano passado, segundo dados do site Fortuna. Descontada a inflação de 9,3% houve um ganho real de 14,7%.

“Mas 2003 foi um ano excepcional, esse rendimento não se sustentará a longo prazo. No ano passado, a Bolsa subiu e os juros estavam altos. A tendência é de ganhos menores”, diz Conde.

De fato, em 2002, por exemplo, os fundos de previdência renderam em média 14,51% enquanto a inflação bateu em 12,5%. O ganho real, nesse caso, foi de ralos 2%. “Por isso não creio que a rentabilidade real desses planos fique muito acima de 3% ao ano, no médio e longo prazos”, diz.

Benefícios

Outro cuidado que o investidor deve ter ao escolher um plano de previdência privada é com relação ao valor do benefício que receberá na aposentadoria. Ele é calculado com base no saldo que o participante do plano acumulou até a data da aposentadoria.

Esse montante será dividido pelo número de meses em que ele irá receber o benefício. Algumas seguradoras trabalham com uma expectativa de vida de 80 anos. Mas na maioria delas a expectativa é de 85 anos.

“Quanto maior for a expectativa de vida, menor será o benefício, pois o capital será dividido por um número maior de meses”, alerta Conde. As seguradoras devem informar, no ato da contratação do plano, com qual expectativa de vida trabalham.

Acompanhe na simulação feita por Conde o impacto da expectativa de vida (veja no quadro). Um investidor que aplicar R$ 200 mensais e obtiver um rendimento real de 3% ao ano, pagando uma taxa de gestão financeira de 1% ao ano, receberá um benefício mensal de R$ 666, caso a expectativa de vida considerada seja 80 anos. Se for de 85 anos, o benefício cairá para R$ 569 mensais.

Apesar de tudo, Conde diz que vale a pena investir em planos de previdência. “A principal vantagem é fiscal”, afirma. Nos PGBLs, o investidor pode abater os volumes aplicados na declaração anual do IR , dentro do limite de 12% do imposto devido.

Nos VGBLs, o IR só incide sobre os ganhos de capital do plano e é cobrado no resgate. Num fundo comum, a cobrança é mensal e corrói a rentabilidade.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 11:54 pm    Assunto: Previdência Responder com Citação

Gustavo, ótimo texto! Very Happy

Sabe, eu também tenho uma certa preocupação quanto aos planos de Previdência Privada. Também tenho um PGBL com tributação regressiva, declaro o IR pelo modelo completo, e aufiro a vantagem da restituição do Leão.

Porém, as taxas de carregamento de aproximadamente 3% + a taxa de gestão têm me preocupado... ainda mais depois de ler esta notícia sua.

O problema é que a maior parte da minha contribuição mensal neste PGBL é investida em fundos de renda fixa - aí, com a tendência de redução da taxa Selic......... já viu, né!?

Por isto, parcela do meu tempo investido em estudos sobre investimentos tem sido feito em buscar alternativas de complementação de Previdência Privada.

Como já venho falando em outros tópicos, há 3 outras alternativas que considero bastante interessantes:

1) Carteira de ações que paguem bons dividendos: nesta minha carteira dividendos, os dividendos, após 33 anos, ou seja, em 2040, seria resgatados, ou seja, creditados em conta-corrente, ao invés de serem reinvestidos na compra de mais ações, tal qual já faz nosso amigo da capa da Você S.A. e o Baldin, citado na revista Exame. A vantagem, ou uma das principais vantagens, seria o resgate isento de IR, e a possibilidade de receber dividendos mesmo em época de crises em Bolsa. Mas teria que haver um trabalho adicional de revisão periódica das ações que compõem esta carteira, pois teria que focar em empresas historicamente bem lucrativas. Hoje, a Vale está indo bem. Mas e daqui a 10,20 anos? Dá um certo trabalho ter que ficar mexendo e pensando na carteira periodicamente, mas acho que vale a pena. Very Happy

2) Fundo de ações de corretoras "ativas": aplicação mensal e programada, de uma quantia fixa, p.ex., em um bom fundo de ações (estou pensando na Geração Futuro), durante um longuíssimo prazo. Não teria os benefícios da restituição anual do IR de um Plano de Previdência Privada PGBL, nem a isenção do IR por ocasião do resgate do dinheiro, como ocorre com os dividendos. Mas seria uma alternativa bem melhor, em termos de rentabilidade, do que aplicar num fundo de renda fixa. O problema é que este fundo estaria atrelado ao sucesso crescente e contínuo da Bolsa (e à competência do meu gestor de recursos)...

3) Tesouro Direto: entre aplicar em títulos privados (leia-se: fundos de investimentos privados em renda fixa, que tendem a ter carteiras que fazem o acompanhamento da rentabilidade do CDI) e títulos públicos, ainda prefiro este último, pelo menor risco de crédito, pela variedade de títulos ofertados, e pelas baixas taxas de administração. Além disso, os títulos atrelados aos índices de inflação garantiriam uma proteção extra (hedge) contra a corrosão do investimento, e mais, o Imposto de Renda só é cobrado no momento da venda ou vencimento do título. Ou seja, o poupador ganha todo o rendimento da capitalização dos juros até o momento do resgate. Em um investimento de prazo mais longo, essa vantagem se torna significativa (ainda mais comparado com o sistema de tributação dos fundos de investimento em renda fixa, onde o IR é pago semestralmente, no sistema "come-cotas"). Gosto muito do Tesouro Direto, principalmente pela facilidade de operar diretamente com títulos públicos via Internet, e estou pensando nesta alternativa como um plano mais seguro de previdência privada a longo prazo, tendo em vista que os dois primeiros citados acima se enquadram na categoria de renda variável.

Como vocês podem ver, fundos de renda fixa e poupança nem são citados entre as minhas opções de previdência privada, pois, apesar de serem as mais seguras, são também as que apresentam menor rentabilidade, o que vai contra justamente uma das idéias do pai rico (fazer o dinheiro trabalhar bem e produzir frutos para você).

E quanto ao PGBL atual? Manter ou não manter?

Eis a questão. Vou ver se nesta semana consigo falar com meu gerente sobre a possibilidade de portar o dinheiro investido no meu plano atual para um outro plano PGBL que invista uma quantia maior em renda variável. Se eu conseguir isto, tudo bem, "dou mais uma chance" para o PGBL (afinal, estou com você, Gustavo, com cada vez menos vontade de investir nele). Caso contrário, terei que rever meus investimentos nesta aplicação... Wink

Se alguém tiver mais idéias de como montar um "Plano B" de previdência privada, fique à vontade de compartilhar suas idéias aqui. Afinal, quanto mais opções conhecemos, melhores alternativas temos de incrementarmos nossos planos, projetos e idéias. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink

Editado pela última vez por hotmar em Qua Set 12, 2007 8:56 pm, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 12:14 am    Assunto: Re: Previdência Privada: Tx de adm corrói até 90% do patrimô Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:
....E, no meu caso pessoal, meu PGBL tem embutido um seguro de vida, em valores vantajosos tendo em vista os preços de mercado.....

Gustavo, eu fiquei pensando aqui............ qual é o seu PGBL? De qual Banco? Qual modelo? Very Happy

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 12:17 pm    Assunto: Re: Previdência Responder com Citação

hotmar escreveu:

E quanto ao PGBL atual? Manter ou não manter?

Eis a questão. Vou ver se nesta semana consigo falar com meu gerente sobre a possibilidade de portar o dinheiro investido no meu plano atual para um outro plano PGBL que invista uma quantia maior em renda variável. Se eu conseguir isto, tudo bem, "dou mais uma chance" para o PGBL (afinal, estou com você, Gustavo, com cada vez menos vontade de investir nele). Caso contrário, terei que rever meus investimentos nesta aplicação... Wink

Se alguém tiver mais idéias de como montar um "Plano B" de previdência privada, fique à vontade de compartilhar suas idéias aqui. Afinal, quanto mais opções conhecemos, melhores alternativas temos de incrementarmos nossos planos, projetos e idéias. Wink

Hotmar, embora eu não tenho grandes expectativas sobre meu plano de previdência, vou manter ele, pelo menos por enquanto.

Atualmente, eu faço depósitos mensais bem baixos, portanto vou manter o plano até segunda ordem...

Para mim este plano é vantajoso, pois também possui um seguro de vida embutido, o que é fundamental para quem tem esposa e filho como eu. Esse seguro me sai mais barato neste plano do que contratando ele separadamente.

Na verdade, minha contribuição mensal para o plano é a seguinte: Total mensal R$ 219,03, sendo R$ 125,92 para a parcela de Renda Vitalícia, R$ 68,30 para Pensão por prazo certo de 20 anos e R$ 24,81 para Renda por 20 anos em caso de invalidez.

Explicando: a parcela para aposentadoria é de apenas R$ 125,92, e o restante é para cobrir o seguro de vida - pensão mensal no valor de R$ 1.345,00 pelo prazo de 20 anos, no caso de meu falecimento - e seguro por acidentes que causem invalidez, nos mesmos valores e condições do seguro de vida.

Quando iniciei este PGBL, em março de 2003, optei por pagar valores baixos para não pesar muito no mês, pensando em fazer aportes de vez em quando.

Hoje, em princípio, não pretendo fazer aportes extras além da contribuição mensal mínima.

Respondendo sua última pergunta: meu plano é pelo HSBC ( não precisa ser cliente). Taxa de administração de 3% ao ano e taxa de carregamento de 2% até valores se R$ 10.000,00 (se for mais diminui...).

Entrei no plano agressivo, que aplica cerca de 25% em ações, tendo obtido até o momento 10,26% de rendimentos em 2007. Bem melhor que nos planos de renda fixa, que até agora alcançaram 7 ou 8%.

Pelo que sei, você pode sim migrar de um plano para outro, no seu caso, de um plano mais conservador para outro mais agressivo.

Sobre um "Plano B" de previdência privada, esse PGBL já faz parte do plano B original que fiz (em 2003, quando tinha pouca educação financeira), pois meu plano A seria a aposentadoria oficial pelo Estado (sou servidor público).

Entretanto, como sou prevenido e desconfiado do futuro (hehehe...), pretendo montar um excelente plano B, nele incluindo, além deste PGBL (com depósitos em valores mínimos e mantendo seguro de vida), as opções que você colocou acima - tesouro direto para renda fixa, Clubes de Investimentos como a Geração Futuro e Carteira própria de ações, com foco em longuíssimo prazo e dividendos...

Por enquanto é isso! Very Happy
Daniel
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 12:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu suspendi o meu!!!isso ai é um baita pega ratão....temos que encontrar outras formas de garantir nossa aposentadoria...temos que investir no que possamos ter controle. Isso ai é para enriquecer os bancos...e outros.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Daniel escreveu:
Eu suspendi o meu!!!isso ai é um baita pega ratão....temos que encontrar outras formas de garantir nossa aposentadoria...temos que investir no que possamos ter controle. Isso ai é para enriquecer os bancos...e outros.

POis é Daniel.... eu não vou cancelar o meu pelo fato dos seguros de vida embutidos, que são mais baratos contratados dessa forma do que pagos por fora... para quem tem família, é obrigatório ter seguro de vida, ainda mais com um filho de 2 anos e 10 meses como eu. .... e como pago pouco mesmo, continua valendo a pena para mim, por esse motivo.[/b]
Daniel_D2M
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Daniel escreveu:

Estou de pleno acordo com o meu chará!! hehehehe Não espere que um banco invista o seu dinheiro e lhe garanta no futuro! Invista vc mesmo no que os bancos investem (ativos) e seu futuro estará garantido por si só! E aposto, com muito MENOS riscos.... tenho certeza disso!

Palavra do DIDI em sua palestra: "Se vocês esperam que alguém irá ganhar dinheiro por vocês, esqueçam!"
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 9:56 pm    Assunto: Valeu Responder com Citação

Gustavo, ótima resposta! Very Happy

Hoje, felizmente, consegui mudar a composição do meu fundo PGBL: 20% vai para investimentos em renda fixa, e outros 80% para um fundo agressivo, que investe até 49% em ações que pagam, historicamente, bons dividendos. O gerente ficou repetindo vários vezes: "mas você está CIENTE dos riscos, né?", e eu: "mas é claro!" Very Happy

E acho que você está montando uma boa carteira, bem balanceada (renda fixa x renda variável). Continue assim, que não há que se preocupar no futuro.

E valeu mesmo pelas informações postadas. Quanto melhor e mais opções conhecermos, mais fácil fica operarmos nestes planos "B" de previdência privada. Wink

É isso aí!
kena

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 5:05 pm    Assunto: Re: Previdência Responder com Citação

[quote="Gustavo_bl"]
hotmar escreveu:

...Para mim este plano é vantajoso, pois também possui um seguro de vida embutido

Do que sei, um seguro de vida embutido no plano de previdencia eh furada ... se quer seguro de vida, o faca separado
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 5:17 pm    Assunto: Re: Previdência Responder com Citação

[quote="kena"]
Gustavo_bl escreveu:
hotmar escreveu:

...Para mim este plano é vantajoso, pois também possui um seguro de vida embutido

Do que sei, um seguro de vida embutido no plano de previdencia eh furada ... se quer seguro de vida, o faca separado

Porque?

Poderia justificar sua afirmação? Question
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 2:22 am    Assunto: Responder com Citação

Nossa gente, tão comendo vocês vivos esses planos de previdência.
Eu tenho dois pela Sul America (um para min, mensal e para minha filha esporadico), não pago carregamento e TAF de 2% a.a.

No caso da minha previdência, 80% fica em renda fixa e o restante em ações o que tem dado bons resultados.

Como nosso amigo disse (desculpe esqueci o nome) quem tem familia precisa de segura de vida, e eu pago só R$ 10,00 por um peculio atrelado, proximo ano vou aumentar o pecúlio (conseguentemente o prémio) por que pretendo ter mais um filho.

Fazendo os calculos não cheguei a 75-90% de perda...
pelo menos na minha (VGBL) a TAF é sobre o capital investido e não sobre os rendimentos, em 30 anos vou gastar com TAF 33% sem conciderar os rendimentos, concsderando esses, cai para 11% do patrimonio bruto.

Ou estou muito errado nas minhas contas, ou como disse, estão comendo vocês vivos.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

Os planos PGBL são uma ótima saída para quem tem imposto [de renda] a pagar. Só que tem de fazer as contas até dezembro e fazer um aporte que não lhe fará falta, porém lhe garante uma boa restituição de IR.

Eu penso assim: antes um monte de dinheiro que ainda se encontra sob a minha titularidade jurídica, ainda que "preso" junto a uma instituição financeira do que em nome defitivo na receita federal.

Ano passado eu fiz a declaração completa e portanto fiz um aporte em meu plano PGBL para engordar a restituição, o valor restituído ultrapassou 50% do valor investido. Se investir a restituição - e não gastá-la como se fosse um prêmio - o retorno financeiro compensa.

E creio que para quem não tem educação financeira a vantagem das previdências privadas é obrigar a pessoa a poupar, porque há perdas com os saques.

MLK,

os planos de previdência tem livre portabilidade, a custo zero, bem como podem ter diferentes composições [só renda fixa, parte em renda variável]. É como qualquer outro investimento, não pode esquecer lá, tem de cuidar.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo integralmente com a Violinha. Também faço a declaração do IR pelo modelo completo, e, se não fosse o meu plano PGBL, teria que pagar imposto de renda. Entretanto, como faço aportes mensais ao PGBL, tive direito a uma restituição, ou seja, a um crédito em minha conta corrente (tá, tá, não é tão grande quanto o da violinha Laughing...), que usei para investir em ações, que se valorizaram e estão rendendo mais do que qualquer fundo de renda fixa! Very Happy

Resultado: além da rentabilidade do plano de previdência privada - que, aliás, tem rendido bastante ultimamente, haja vista que está alavancado em um fundo multimercado Very Happy - tenho direito a restituição, que me dá mais créditos para investir em ações, que, por sua vez, rendem mais dinheiro com a valorização crescente e os dividendos. Fora que, quando eu for resgatar a previdência privada, o será pela menor alíquota existente: 10%. Very Happy

Ou seja: um excelente negócio! Very Happy

É isso aí!
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:38 am    Assunto: Responder com Citação

knancys escreveu:
Nossa gente, tão comendo vocês vivos esses planos de previdência.
Eu tenho dois pela Sul America (um para min, mensal e para minha filha esporadico), não pago carregamento e TAF de 2% a.a.

No caso da minha previdência, 80% fica em renda fixa e o restante em ações o que tem dado bons resultados.

Como nosso amigo disse (desculpe esqueci o nome) quem tem familia precisa de segura de vida, e eu pago só R$ 10,00 por um peculio atrelado, proximo ano vou aumentar o pecúlio (conseguentemente o prémio) por que pretendo ter mais um filho.

Fazendo os calculos não cheguei a 75-90% de perda...
pelo menos na minha (VGBL) a TAF é sobre o capital investido e não sobre os rendimentos, em 30 anos vou gastar com TAF 33% sem conciderar os rendimentos, concsderando esses, cai para 11% do patrimonio bruto.

Ou estou muito errado nas minhas contas, ou como disse, estão comendo vocês vivos.

Olá knancys!

Fiquei interessado nesses planos de previdencia da Sul América!

Então a taxa de administração é de 2% ao ano e não cobram taxa de carregamento?

Qual o valor mínimo de investimento mensal?

Tem algum site para que eu possa ver os detalhes desse plano?

Ah, e qual é o nome desses planos?
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:
Concordo integralmente com a Violinha. Também faço a declaração do IR pelo modelo completo, e, se não fosse o meu plano PGBL, teria que pagar imposto de renda. Entretanto, como faço aportes mensais ao PGBL, tive direito a uma restituição, ou seja, a um crédito em minha conta corrente (tá, tá, não é tão grande quanto o da violinha Laughing...), que usei para investir em ações, que se valorizaram e estão rendendo mais do que qualquer fundo de renda fixa! Very Happy

Ou seja: um excelente negócio! Very Happy

Bom... eu, como já disse, tenho previdencia privada desde 2003, mas estou pensando em rever essa aplicação.

Mas ainda tenho que estudar para ver se vale a pena ou não manter meu PGBL.

No forum Investidor Agressivo tem um artigo sobre previdencia privada, onde esta é analisada de forma bem negativa.... leiam aqui o artigo

Nesse artigo tem um gráfico que ilustra a rentabilidade AO ANO de 4 ações de primeira linha da Bovespa, num período de 14,5 anos (4/1/1993 até hoje) frente à rentabilidade média dos fundos de previdência

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!