Clube do Pai Rico

Empréstimos mediante entrega de garantia

Bancos italianos dão empréstimo em troca de parmesão
da BBC Brasil

Um grupo de bancos italianos apresentou uma solução criativa para um problema antigo: como dar empréstimos para pessoas que não têm bens valiosos para oferecer como garantia. Eles agora aceitam queijos como garantia.

Alguns bancos estão aceitando queijos parmesão em troca dos empréstimos e já têm estocados milhares de quilos do valorizado produto.

Se os devedores não pagam o empréstimo, os bancos vendem o queijo.

O banco Credito Emiliano, no norte da Itália, é um desses bancos, oferecendo emprestar dinheiro vivo em troca de blocos de queijo parmesão.

Os cofres do banco já têm 400 mil blocos de parmesão guardados.

Cada um desses blocos vale aproximadamente US$ 430, o que significa que o banco tem cerca de US$ 170 milhões guardados em forma de queijo.

O objetivo do novo empréstimo garantido por queijo é ajudar os pequenos produtores locais que enfrentem dificuldades financeiras.

Oras bolas, o queijo não tem valor ? O banco não consegue vender o produto caso o devedor não faça o pagamento ? Então … o que isso tem de mais ?

Os bancos não fazem empréstimos tendo como garantia imóveis, carros ? Aceitar queijo é exatamente o que foi dito na matéria: “ajudar os pequenos produtores locais que enfrentem dificuldades financeiras”. E isso não serve só para produtores não … se pensarem direito verão que existem mil possibilidades. 🙂