Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Tudo o que eu não queria, era ver um doji desse tamanho e nessa posição do Ibovespa … 🙁

Ibovespa diário 17092015

Tendo acabado de romper a região dos 48.000 pontos, um sinal de reversão tão forte quanto esse ? É maldade com o coração do velhinho aqui …

Sim, meus amigos, o arrancadão rumo aos 51.000 pontos pode estar com as horas contadas “somente” por causa deste sinal. Claro, como todo padrão de candlestick, é preciso que haja o rompimento da mínima da barra para termos a confirmação. E onde está isso ? Nos 48.000 pontos …

De resistência, virou suporte. Pouco mais de 1% nos separa da marca … Só que lá fora estamos vendo um festival de quedas mais fortes. Tudo bem que estes mercados que caem mais, estavam fechados no momento do anúncio do FED, enquanto nós sentíamos todos os efeitos em realtime. Mas a queda é generalizada, afetando também os futuros americanos que caem 0,7% neste momento em que escrevo.

Tanto esforço para chegarmos aqui. Tanto sangue para vermos a resistência sendo vencida, para que em poucos dias de glória a coisa já estivesse sob risco de cancelamento ? 🙁

Sim, o FED manteve a taxa de juros. Não veio o tão temido aumento. Mas alguma coisa que foi dita pela presidente do FED, em seu pronunciamento pós anúncio, não agradou o mercado. Foi ela começar a falar para o mercado escorregar …

Por aqui vamos vivendo a pressão do último dia do exercício das opções das séries I e U. Já sabem o que isso significa, não é mesmo ? 😉

A PETR4 que havia rompido os R$8,00 na quarta-feira, pondo em risco o “já aguardado” pó da PETRI8, sentiu o peso e voltou a cair. Fechou em R$7,86, o que traz o papel novamente para a região de conforto dos vendidos na I8.

O índice futuro, que precisava romper os 49.000 pontos para “entrar no mesmo movimento” do Ibovespa, resolveu fechar exatamente nesta marca. Só para ajudar na confusão.

É … será que aquilo que muitos aguardavam ansiosamente já faz parte do passado, ficando apenas na promessa ?

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. 🙂