Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Ontem tivemos a continuação do movimento de correção. Graças a isso, nos aproximamos um pouco mais da região de suporte existente nos 46.500 pontos. Fechamos praticamente na mínima do dia, aos 46.710 pontos.

Ibovespa diário 14102015

Sim, o suporte é aquela linha (horizontal) vermelha. A verde é a região dos 48.000. Achei mais do que justo que as regiões que “definem” a direção receberem essas cores … 😉

Como você já deve ter concluído, a teoria do “sobe no dia do vencimento” não deu muito certo ontem … Se bem que quem acompanhou o pregão, viu que durante boa parte do dia o índice futuro brigou bravamente na região positiva …

Mas também … ontem foi queda generalizada, de novo. Lá fora tudo no vermelho …

E para hoje, como estão as coisas ? Um pouco mais calmas. Europa subindo. Futuro dos EUA subindo. Petróleo caindo …

E para nós, como promete ser o dia ? Olha … Estou bem dividido. Acho que veremos um teste dos 46.500, não sei o porquê. Com o vencimento de opções chegando (restam apenas 2 pregões negociáveis), a pressão do vencimento é cada vez mais forte

Não sei se você percebeu, mas ontem tivemos uma chuva de notícias relacionadas à Petrobras. Adiamento da operação que levantaria R$3 bilhões (o mercado queria uma taxa mais alta da empresa), o aparente cancelamento da IPO da BR Distribuidora, a “descoberta” de petróleo no campo de Libra. Muita notícia acumulada para a reta final do exercício. Nada muito estranho para a realidade do nosso mercadinho de bairro. 🙁

Vamos observar o desenrolar dos fatos. A briga na PETR4 é definitivamente na J8 (strike nos R$8,00). A posição vendida em J9 é gigante (13M) e seu índice de qualidade é de 0,93. Já na J8, temos 7,5M de opções vendidas (descobertas) com o índice em 0,5. É uma posição grande, mas digna de uma bela batalha para os próximos 2 pregões. 😉