Clube do Pai Rico

O futuro já chegou. É hoje !!

Hoje é o dia em que Marty McFly chega ao futuro. Vindo de um “longínquo” 1985, ele encontra um futuro de muita tecnologia, diferente da realidade que estava habituado a viver. Carros que voam, skates que flutuam, os atendentes dos bares sendo robôs, máquinas de fax ainda sendo usadas … É, um futuro diferente do que nós temos como presente também. 🙂

display de volta para o futuro 2015

Tudo aquilo que era mostrado no segundo filme da franquia “De volta para o futuro” despertava o desejo e nos incentivava a sonhar com todas aquelas possibilidades. Pena que muitas das coisas não se tornaram realidade. Porém … muito do que temos hoje não foi mostrado no filme, e nos mostra o quão interessante é morar no futuro. 😀

Mas e o seu futuro ?

Uma coisa é o futuro apresentado num filme, onde desejos e fantasia se misturam. Mas e o seu futuro ? Ele é tão bom quanto o que você imaginou ? Ou ainda … você imaginou alguma coisa ? Ou apenas deixou as coisas acontecerem e o que viesse estava de bom tamanho ?

Muita gente poderia usar o fato de que o futuro apresentado pelo filme não se realizou, como desculpa para não se planejar. (!?!??) Afinal o planejamento dela também poderia falhar, então do que adiantaria ? Levar em consideração as proporção das duas coisas é meio complicado para muita gente …

Me diga: se o seu eu do passado (10, 15, 20, 30 anos) chegasse hoje, e lhe encontrasse, ele se surpreenderia com o que encontrou ? Positiva ou negativamente ? Ele veria que todas as horas de estudo e dedicação teriam valido a pena ? Ou diria “ainda bem que não fiz nada, as coisas estão iguais – ou piores – do que ao que estou acostumado” ? Ou ainda “fiz tudo que estava ao meu alcance, por que as coisas não melhoraram ?” …

Um exercício de reflexão sobre o seu presente, confrontando-o aos seus planos do passado, é prática necessária para que possamos seguir em frente. Isso nos possibilita realizar pequenos ajustes (ou até mesmo grandes em alguns casos), que nos proporcionarão atingir nossos objetivos em algum ponto do futuro.

O meu futuro

Eu não tenho do que reclamar. 🙂

Em 2003, quando tinha 24 anos, tracei meu plano de atingir a Independência Financeira aos 40 anos. Hoje, aos 36 já vivo esta realidade. Ver que as minhas atitudes, que minha dedicação aos estudos, deram resultado, é imensamente gratificante. Claro, alguns “contratempos” aconteceram no meio do caminho. Mas foram justamente os “pequenos ajustes” que me permitiram corrigir a rota para chegar onde cheguei.

Acredito que o meu eu do passado ficaria feliz ao ver o que ele conquistou com o passar dos anos. 😀

O futuro chega mais rápido do que a apenas 88mph

O futuro vem rápido. Cada segundo que passa é um segundo que seguimos em sua direção. A coisa é muito mais rápida do que a velocidade que o DeLorean precisava atingir para permitir a viagem temporal.

Você é o único responsável pela construção do seu futuro, pois ele ainda não existe. São as pequenas atitudes que tomamos que constroem esse futuro. É aquele final de semana em casa, estudando determinado assunto (e gerando uma economia como consequência, hehehe) que te ajuda a conquistar o que deseja.

Você é o único responsável pela construção do seu futuro, pois ele ainda não existe. Por mais que pareça que as coisas acontecem ao seu redor, sem que você possa interferir, tudo acontece somente quando você permite que elas aconteçam. São as suas decisões que te levam a sofrer (ou não) as consequências do que surge na sua frente.

Você é o senhor do seu destino, do seu futuro. Crie o seu, da melhor forma que puder. Faça com que o seu eu do passado, quando chegar, tenha orgulho do que vê. Que tenha orgulho de tudo o que você fez, pois é somente o que se faz que nos permite crescer.