Clube do Pai Rico

Dinheiro de investimentos para pagar dívidas ?

Às vezes surge um visitante com uma dúvida do tipo:

Tenho uma dívida de R$ xxx, não venho conseguindo paga-la, pois o que ganho não me permite fazer os pagamentos (…) Até tenho uma reserva na poupança, mas não gostaria de mexer neste dinheiro, pois sei que se tirar não vou conseguir repor. O que faço ?

E garanto para vocês, não são poucas as vezes que me deparo com uma mensagem como essa …

Vamos analisar: A pessoa não tem condições de fazer sobrar para quitar suas dívidas, portanto elas devem estar acumulando e crescendo. Mas por outro lado ela tem uma poupança que cresce menos de 1% ao mês (bota menos nisso …). Se formos ver, na grande maioria dos casos as dívidas são ou no cheque especial ou no cartão de crédito, que têm taxas de juros muito maiores do que a da poupança. Portanto os mesmos R$ 100,00 numa poupança e numa dívida dessas, depois de alguns meses, apresentará um valor muito menor numa poupança.

Ok, então o que a pessoa deveria fazer ? Tirar o dinheiro da poupança e quitar as dívidas, caso não possa quita-la por completo, que ao menos diminua o valor total dela. Mas como vimos acima, ele não quer mexer na poupança, pois acha que não poderá repor o que foi retirado. Ele prefere ter uma dívida que cresce dia após dia, numa proporção muito maior do que o dinheiro na poupança, só por achar que não conseguirá repor.

Uma frase que gosto muito de usar é: dinheiro é dinheiro. Se você não usar o da poupança para quitar a dívida, você está perdendo dinheiro, estará fazendo um mau negócio.

O pior mesmo são as vezes que a pessoa diz: “Eu não tiro dinheiro da poupança pois não conseguirei repor, mas consigo pagar a dívida. ” É … a pessoa prefere pagar os 10% ao mês (exemplo …) da dívida, do que tirar o dinheiro da poupança, que paga menos de 1%, só por “não conseguir repor a poupança depois”. Mas … como pode isso ? Ela consegue ter sobra para pagar a dívida, mas não consegue fazer sobrar para depositar na poupança ?

Sabiam que esta é uma das justificativas das pessoas que “investem” em títulos de capitalização ? (que não rendem praticamente nada e a pessoa tem que fazer aportes mensais …)

Bom, o que eu quero passar para vocês é: Sim, o dinheiro que está aplicado em um investimento deve ser usado para quitar uma dívida. Você só não deverá usar este dinheiro caso o investimento renda mais do que você paga de juros na dívida. (mas sabemos que em 99% das vezes o investimento irá gerar menos retorno do que você precisa pagar de juros da dívida …)

Mas você deverá assumir um compromisso. Deverá aceitar que o dinheiro que foi retirado deverá ser devolvido. Simples, o dinheiro que seria usado para pagar a dívida, vai para o investimento. Por exemplo ? Uma dívida de R$ 100,00 com uma taxa de 10% leva a dívida para R$ 110,00. Os mesmos R$ 100,00 num investimento básico virarão R$ 101,00 … Você “ganhou” R$ 9,00.

Se esse é o seu problema, se você não mexe no dinheiro “sagrado” do investimento, aprenda isso. Saiba que está fazendo um mau negócio. Aprenda a controlar isso, use o dinheiro que está investido, pague a dívida, e em seguida vá repondo seu investimento. Pode ser na mesma forma que pagaria a dívida, se quiser acrescentar os juros que teria gasto com a dívida é melhor ainda.

É tudo uma questão de enxergar esta diferença, é só uma questão de se comprometer com você mesmo.