Clube do Pai Rico

Questionário – Certificação ANBID

Como proposto no início da semana, a cada dia tivemos perguntas retiradas do livro “Certificação ANBID CPA-10 – 400 Questões de prova com gabarito comentado“, e no dia seguinte a publicação de suas respostas, em alguns casos comentadas. Acredito que foi uma experiência interessante, e vocês ? Para fechar a semana temos as repostas de ontem. Vamos lá !

Respostas de ontem:

1- d) I apenas

O item II está errado, pois a taxa na qual a questão se refere é a taxa Selic Over

Item III está errado, pois quem determina a taxa selic meta é o Copom e não o Conselho Monetário Nacional.

2- d) O IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, é formado pelo índice de custo ao consumidor de famílias com renda entre 1 e 20 salários mínimos

O IGP-M é o índice de inflação calculado e divulgado pela FGV ( Fundação Getúlio Vargas ) e é composto por três outros índices:

60% do IPA ( Índices de Preços por Atacado )

30% do IPC ( Índices de Preços ao Consumidor )

10% do INCC ( Índice Nacional de Custo de Construção )

3- d) A taxa equivalente mensal é menor do que 2% a.m.

Como a questão fala em taxa equivalente, estamos diante de uma capitalização composta ( juros sobre juros ) e não capitalização simples ( taxa proporcional ).

2% ao mês capitalizados a juros simples são proporcionais a 24% ao ano, mas 2% ao mês capitalizados a juros compostos são equivalentes a um valor superior a 24%.

Assim, para se obter uma taxa de 24% em um ano a juros compostos, é necessário utilizar-se uma taxa inferior a 2% ao mês.

4- a) Aquele ativo que é facilmente convertido em dinheiro

5- b) Está associado a interferências e à interdependência entre os diversos mercados financeiros mundiais, decorrentes da crescente interação comercial e financeira entre os países capitalistas em geral

Risco de mercado externo é o risco sistemático. Está relacionado a mudanças na economia, política, crises mundiais, entre outros. Com a globalização, um problema na economia de um determinado país pode afetar a economia como um todo.

6- c) Receberá do FGC até o limite estabelecido pela legislação, limitado ao saldo

Aplicações em CDB contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, desde que a instituição financeira esteja autorizada pelo Banco Central a emitir Certificados de Depósito Bancário. O limite atual é de R$ 60.000,00 por CPF e por conglomerado financeiro.

7- d) Isenção de Imposto de Renda para pessoa física

Certificação Anbid CPA-10Nota do Site:
4 Moedas
Certificação Anbid CPA-10
Edgar Gomes de Abreu | Marla Fernanda Caumo de Aguiar
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no SubmarinoCompre seu livro na Novatec