Clube do Pai Rico

Quanto dinheiro preciso para investir na Bolsa de Valores ?

Pergunta:

Bom Dia!

Primeiramente eu devo lhe parabenizar pelo site e avisar que eu sou um leitor assíduo, acesso todas as manhãs antes de iniciar minha jornada de trabalhos e venho gostando muito desde então.

Bom, também devo dizer que eu não sei muito sobre renda variável, e é desse ponto que vem a minha confusão, pois já estou planejando iniciar um aporte de investimento e boas empresas, me aproveitando da crise para obter participação em empresas sólidas e rentáveis.

A confusão é a respeito da quantidade de capital que eu devo possuir para iniciar tal investimento visando o longo prazo. Já li em diversas fontes que iniciar investimentos na bovespa com um capital menor que R$20.000,00 é loucura porque a taxação é alta, ou os frutos de tal investimento serão muito baixos, porém eu me pergunto se tal recomendação é feita para investidores que praticam o day trader (e por isso precisam de um capital maior) ou se o investidor de longo prazo também necessita ter uma quantia mais generosa para investir.

Agradeço pelo conhecimento gerado e pelo espaço de dúvidas disponibilizado, sucesso!

Resposta:

Bom dia Pedro,

Muito obrigado !! A ideia é justamente essa: crescer todo mundo junto ! 😉

Sobre o capital mínimo, necessário para se investir em ações, existe muita discussão. Tudo acaba girando em torno dos custos operacionais, e (acredito eu) não poderia ser diferente. Mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração neste caso. E que por sinal, você já citou. 😀

As pessoas falam que é preciso ter um determinado capital para investir em Bolsa. Alguns dizem que a partir de R$5.000,00, outros de R$10.000,00, outros de R$20.000,00. Comparam o valor ao custo operacional, especialmente ao custo da corretagem sobre a operação. O problema é que muitos esquecem de falar justamente sobre a diferença de um trader e de um buy&holder.

Para quem é trader, algo que “coma” 1% da operação, a cada operação (o peso da corretagem sobre o volume negociado), é realmente muita coisa. Já para quem pretende montar uma carteira de longo prazo, este custo pode não ser tão significativo assim.

Ainda existe a diferença entre os custos dessa corretagem, que pode ser do tipo fixa ou variável, conforme a tabela da bovespa (que pode ser vista neste post). Mas após escolher a sua melhor alternativa de corretora, esta informação se tornará “padrão”.

Voltando à diferença entre trader e buy&holder, com uma corretagem fixa de R$10,00, o trader pode se sentir tranquilo com um montante de R$5.000,00 (a corretagem – de entrada e saída – seria equivalente a 0,4%), já para o de longo prazo, com a mesma corretagem, a pessoa poderia se sentir confortável com uma aplicação de R$1.000,00 (1%, só para a entrada, pois a saída será lááá na frente).

Ainda existe o custo de custódia, que tem uma política variável de corretora para corretora. O preço varia, bem como se existe a cobrança, ou não. Algumas dão a isenção da taxa para quem realiza um determinado número de operações mensais. Este custo acaba “pesando mais” para quem segura pelo longo prazo com valores mais baixos, pois teoricamente será cobrado mensalmente, tendo ou não operações. Com uma carteira de menor valor isso pode comer grande parte dela …

Mas toda esta discussão se resume a um ponto muito importante, e que praticamente ninguém leva em consideração: o seu método operacional (seja trader ou buy&holder) lhe permite obter qual retorno em cada operação ? Se, por exemplo, você só entra em uma operação que oferece a possibilidade de retorno de 5% (quem opera com gerenciamento de risco sempre leva esse tipo de informação em consideração), pode se sentir confortável gastando 20% do seu lucro (o 1% de custo por causa da corretagem) com os custos operacionais. Sobrará 4% do valor inicial e para ele isso é bom o suficiente para encarar o trade. Já para quem entra em uma operação que tem como objetivo um retorno de 1% por entrada, é quase impossível operar com esta proporção de custo operacional.

Resumo da ópera: tudo se baseia na definição da estratégia operacional. Tendo em mãos esta informação, você poderá definir qual deverá ser o seu valor inicial para que os custos operacionais não corroam o seu capital.

Espero ter lhe ajudado ! 🙂

Abraços !