Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Ontem foi mais um dia nervoso no mercado. Infelizmente não vimos o índice rompendo os 45.500, o que confirmaria a sinalização do pregão anterior, mas … Mas vimos a formação de um segundo doji. E isso mostra que se o mercado tem dúvidas sobre reverter e subir, também as tem sobre a continuidade da queda.

ibovespa diario 02122015

O IFR deu mais uma aliviada, ainda longe de dizer “cheguei no chão”, mas mostrando que esta atual perna de queda pode estar se aproximando do fim. Mas lembre-se: ele é apenas um indicador. Sozinho não nos diz muita coisa, precisamos que algum de seus amigos junte-se à “festa”.

Permaneço de olho nos 45.500 de ontem. Se superada a marca, não estaremos ainda acima da LTA, mas pelo menos teremos deixado para trás as máximas dos dois candles anteriores. 😉

A PETR4 é que deu mais uma escorregada daquelas, para conseguir se recuperar e ainda fechar no positivo. Claro, fechou nos R$7,50 … (no after caiu até os R$7,38 !)

Com índice e PETR4 no suporte, hoje permanece sendo um dia onde tudo é possível … Pelo menos o mercado externo nos dá uma ajudinha, pois amanheceu tudo subindo.

Ou melhor … será que hoje daremos alguma atenção ao mercado externo ? Me diga dona Mandioca Sapiens. 😀