Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: 9% de queda … 9% de queda … Só isso … 😯

É, a coisa está preta para a Petrobras. E não, infelizmente não é por causa do petróleo vendido por ela. Se bem que … é, ele tem culpa no cartório sim. Ontem vimos algo que muita gente que está no mercado hoje, não viu. Petróleo sendo negociado por $30.

Todos estão reclamando das fortes quedas apresentadas pela PETR4. Correto ? Todos, exceto aqueles que fizeram o gráfico de aluguel dela apresentar aquele salto nos últimos dias. (neste momento, suba até o gráfico do aluguel de PETR4 e confirme a informação)

Sim, são as pessoas que conseguem tirar proveito dos movimentos de queda de uma ação. Como ? Leia aqui.

Eu, infelizmente, continuo apenas olhando … Por mais que eu achasse que cairíamos, que estávamos em rota de colisão com os 40.000 pontos, o medo de ver uma recuperação “rápida”, por causa do movimento de cobertura dos vendidos (vimos isso acontecer algumas vezes nos últimos meses), me deixou congelado. Podia ter vendido com um STOP curto ? Sim, podia. Mas preferi não fazer e apenas olhar. (e “sofrer” calado, hehehe)

E assim permanecerei até surgir um repique que me dê condições de vender em um sinal de reversão. É assim que opero. É assim que me sinto seguro. É assim que consigo fazer meu rico dinheirinho. 😉

Mas … será que ele virá ?

ibovespa diario 12012016

Furamos a barreira dos 40.000 pontos. Confesso que eu esperava alguma reação neste nível … Mas parece que o Sr Mercado ainda não quis fazer isso. Vamos esperar por ele ?

A queda de ontem no índice, vendo o massacre em PETR4 e VALE5, acabou sendo leve. Demos sorte de termos tido algumas ações em direção contrária. 😯

Não sei se devo repetir que temos alguns indicadores bem depreciados, como o IFR mais do que socado (tanto no diário – o do gráfico acima – quanto no mensal …), pois o mercado insiste em “não dar bola” para isso.

Vejamos o que o pregão de hoje nos reserva. 🙂