Clube do Pai Rico

O PT quebrou a Petrobras !! Tá … mas e da Vale, ninguém fala ?

A notícia bombou esta semana: “Petrobras perde 85% de seu valor, do topo histórico de 2008 até hoje“. Todos falaram. Todos reclamaram. Todos xingaram. Todos … Todos … Mas espere um pouco. Será que foi só com a Petrobras que isso aconteceu ? Engraçado … eu me lembro de outra ação que andava colada nela, e que hoje também está beirando o fundo do poço. Quem é ela mesmo, tenho certeza que lembro. Lembrei: e a Vale ? Quanto foi que ela perdeu do seu topo histórico de 2008 até hoje ?

Você imagina quanto tenha sido ?

Ok, eu entendo os motivos de todos que divulgaram a notícia. Entendo perfeitamente suas razões, e concordo plenamente com a grande maioria. O (des)governo federal destruiu a empresa. Desviaram dinheiro de todas as formas possíveis e imagináveis, transformaram a empresa num armário (só para poder comportar todos os cabides que lá colocaram), abusaram de seus poderes como sócios majoritários, forçando a empresa a praticar uma política de preços nos combustíveis que acabou trazendo prejuízo para ela.

A lambança foi grande. Endividaram a Petro até não poder mais. De quebra a dívida foi assumida, em grande parte, em dólar, e com a arrancada do câmbio o endividamento explodiu. Em termos de gerência, são um zero à esquerda. (coincidência ?)

Mas … e a Vale ? Ok, me lembro muito bem da briguinha que o governo teve com o presidente, que na crise de 2008 falou em tirar o pé do acelerador, diminuindo o ritmo dos investimentos. Foi um bafafá ! O molusco chorou, xingou, esperneou. Até que conseguiram tirá-lo e colocar outro em seu lugar. (através do peso que os fundos de pensão têm no controle da empresa)

Só que a intromissão do governo na Vale nem se compara à que encontramos na Petrobras. Concorda ?

Se sim, então me explique o motivo para termos esta situação nos dois gráficos:

petr4 mensal 20012016

Petrobras – gráfico mensal que mostra o topo de 2008

vale5 mensal 20012016

Vale – gráfico mensal que mostra o topo de 2008

Dois gráficos diferentes … mas que mostram a mesma tendência: a queda. Ambos mostram empresas que caíram muito desde seu topo histórico. Ambos mostram empresas que já perderam o suporte (a região onde parou de cair “após” a crise) do final de 2008. Ambos mostram empresas que perderam mais de 80% de valor, do topo histórico até o dia de ontem.

É meus amigos … Tanto a Petrobras quanto a Vale perderam mais de 80% de seu valor. 89% para a PETR4 e 83% para a VALE5.

Mas ninguém fala da Vale … Por quê ?

Motivos políticos ?

Se for, parte de qual lado ? Muitos dirão vir da oposição, para demonstrar a falta de capacidade do atual governo. Mas e do próprio governo, da própria situação, ninguém tem coragem de falar ?

Sim … Quando a Vale do Rio Doce foi privatizada, o PT (ele mesmo !) acusou o governo de sucatear a empresa para justificar a sua privatização. Engraçado que hoje, estamos vendo coisa semelhante na Petrobras, com diversas partes da empresa sendo ofertadas, numa espécie de privatização disfarçada. Ou o que eles falavam só valia para o “outro time” ?

Vai saber. No jogo político as regras são outras e não conhecemos da missa a metade. 🙁

Quem quebrou as 2 empresas ?

Sim, a situação que o país está colaborou, e muito, para isso. O Brasil perdeu a graça. Deixou de ser marca de grife e agora até os camelôs evitam negociar seus produtos. Mas o que as duas empresas têm em comum ? Ambas negociam commodities !

É, por mais que eu saiba que as coisas estão sendo mais gerenciadas no país, sei também que acabamos de sair de uma bolha das commodities. Foi ela quem levou o preço da Petrobras e da Vale ao nível que chegaram em 2008.

Da mesma forma que sei que foi o estouro dela que jogou o preço das ações no chão. (junto ao desprestígio brasileiro junto aos mercados)

Mas se fosse mais culpa da falta de prestígio do que das commodities ? Se fosse isso, as ações de outras petrolíferas (Exxon, Shell) não teriam caído 50% de meados de 2014 para cá … Sim, elas caíram 50% em pouco mais de 1 ano. 😯

Eu gostaria de poder afirmar que a culpa de tudo o que está acontecendo é do PT. O atraso que eles nos impuseram foi gigantesco. Mas lembre-se que foi tudo pelo social. (alguém ainda acredita nesta ladainha ?)

O principal culpado por tudo o que aconteceu na cotação da Petrobras e da Vale parece não ter sido o PT. Mas sim uma bolha, que conseguiu proporcionar ao PT a “moral” de achar que estava fazendo a coisa certa quando as coisas estavam andando direito. Foi a bolha das commodities que fez o país crescer. Foi a bolha das commodities que levou nosso índice de ações, o Ibovespa, às alturas. E foi a mesma bolha das commodities que nos jogou a realidade, nua e crua, na nossa cara. 🙁

Quer ver as cotações destas duas empresas voltar ao topo ? Basta torcer pelo impeachment ! Basta torcer para que o ciclo das commodities volte à ativa, que a bolha volte a inflar. Enquanto isso não acontecer, nada feito.

Enquanto isso não acontecer, tudo não passará de uma marolinha