Clube do Pai Rico

Declaração do Imposto de Renda chegando na reta final. Ficou com alguma dúvida ?

leao_pq

Estamos nos aproximando do prazo final para a entrega da declaração anual de Imposto de Renda. Acredito que neste momento a maioria já esteja com tudo encaminhado, senão pronto. Mas como bons brasileiros que somos, algumas coisas acabam ficando sempre para a o último instante … Não é mesmo ? 😉

Neste momento, o que impede muita gente de finalizar a declaração são algumas dúvidas pontuais (quando não se tratar de pura e simples procrastinação …). Muitas vezes estas dúvidas são causadas pela falta de conhecimento de quem preenche a declaração. É muito comum vermos os próprios contribuintes fazendo suas declarações, ou a boa e velha estratégia de entregar o trabalho para o “sobrinho“.

Nada contra … Desde que este “sobrinho” tenha experiência de anos com o procedimento, conheça as regras e leis, tenha acesso (e conhecimento) às principais fontes de consulta … Mas convenhamos: normalmente esta pessoa sabe apenas usar o computador com mais facilidade do que a pessoa que solicitou o seu trabalho. Era assim no início, lá pro final da década de 90/começo dos anos 2000, e provavelmente continua sendo.

O ideal seria termos o nosso contador de confiança. Aquela pessoa que respira leis e impostos 24/7. Concorda ? Mas muitas vezes esbarramos no custo de tal profissional. Não que cobrem demais, mas por não estarmos (na maioria das vezes) dispostos a gastar com este procedimento. O custo do “sobrinho” é mais acessível, o que permite muita gente acessar seus serviços. Mas um dia as coisas vão mudar …

Você costuma fazer a sua declaração ?

Se sim, é completamente normal que você tenha algumas dúvidas na hora de preencher informações que fujam um pouco do tradicional “ganhei tanto de salário no ano passado”. Coisas como declarar seus investimentos, seus ganhos com ações, seus rendimentos com aluguel (de ações), não são – por padrão – algo habitual para grande parte da população.

Você provavelmente já chegou em uma parte da sua declaração e se perguntou: “Caramba … como informo isso à Receita ?“. Não ?

Se ainda não, pode ter certeza que uma hora passará por isso. 😉

Se já, tentarei apresentar algumas informações que poderão lhe ajudar na solução de alguns problemas. 😀

Por exemplo: você já alugou suas ações ? Como fazer para declarar os ganhos originados disso ? Este assunto já foi tema de um outro post aqui no site, e você poder ver a informação aqui. Algo aparentemente simples … Mas que não é de “conhecimento público”. 🙂

Outra dúvida bem comum de quem está preenchendo sua declaração é a respeito de seus investimentos em renda fixa. Qual o campo a ser usado, o que declarar, como declarar … Para ajudar nestes pontos, o pessoal da Órama criou um material bem interessante e disponibilizou neste site. Existe um excelente PDF com o passo a passo de como preencher e uma ótima entrevista com um auditor da Receita Federal, onde dúvidas muito importantes são sanadas. Achei o material bem prático e indico sua consulta.

Não é errado preencher sua declaração sozinho …

Mas se o fizer, cerce-se das informações necessárias para tal. 😉

Leia livros sobre o assunto. Acesse artigos que abordem o tema. Entre em contato com a Receita Federal para tirar alguma dúvida. (sim, use o 146 ou vá diretamente ao escritório deles) Você só não pode querer fazer por conta própria sem ter as informações que precisará …

Mas me diga: como você faz a sua declaração ? Já a enviou ?