Olá pessoal!
Com esta mensagem, estarei marcando o meu milésimo gol...... ops! quero dizer, post,

no
Fórum Clube do Pai Rico, e, como já é de costume quando atinjo estas pequenas “marcas históricas”

farei aqui um breve relato de como a educação financeira mudou alguns de meus hábitos.
Antes, porém, quero agradecer a todos os membros deste fantástico Fórum, pela hospitalidade, generosidade em compartilhar conhecimentos e experiências, e pelo bom-humor que é marca registrada por aqui. Sem dúvida, o melhor local para discutir investimentos/educação financeira no Brasil. Obrigado a todos!
...........................................................
ANTES: Comprava coisas no Submarino, aproveitando as promoções e o frete grátis.
DEPOIS: Compro a própria Submarino

(código de Bolsa: BTOW3), aproveitando as liquidações que, de vez em quando, o mercado nos proporciona, como a crise do Subprime em agosto.
.............................................................
ANTES: O canal Bloomberg era o mais esquisito, o mais chato e o mais enfadonho; e aquelas letras e números passando na parte inferior, a coisa mais inútil. Passava reto pelo canal, quando zapeava no controle remoto. Afinal, quem iria se interessar por este tipo de informação?
DEPOIS: Não desgrudo os olhos da Bloomberg.
...........................................................
ANTES: Gastava o máximo que podia. O que sobrava eu investia. Em renda fixa, claro!
DEPOIS: Invisto o máximo que posso. O que sobra eu gasto. Em renda variável, claro!
ANTES: Gadgets são investimentos, são ativos.
DEPOIS: Gadgets são passivos.
ANTES: Na Folha de S. Paulo, o caderno Esportes era o meu preferido. Em último lugar, mas lá em último mesmo, vinha o caderno Dinheiro. A página das cotações, então, era a última das últimas.
DEPOIS: Na Folha de S. Paulo, o caderno Dinheiro é o meu preferido. E a página das Cotações, a minha predileta. Esportes? Virou lanterninha.
ANTES: meu mp3player era recheado de podcasts de tecnologia.
DEPOIS: meu mp3player é recheado de podcasts de economia.
ANTES: minha revista preferida era a PC Magazine.
DEPOIS: minha revista preferida é a Investimentos.
ANTES: moedas, pra que te quero?
DEPOIS: moedas, te quero!
ANTES: o Word é soberano. O Excel, coitado, era só um detalhe.
DEPOIS: o Excel é soberano. O Word, coitado, é só um detalhe.
Ô coitado!
ANTES: estante repleta de livros jurídicos!
DEPOIS: estante repleta de livros de educação financeira!
ANTES: deixava o gerente aplicar o dinheiro para mim. Ele pensava por mim.
DEPOIS: eu aplico o dinheiro com autonomia e independência. Eu penso por mim mesmo.
ANTES: investia dinheiro, mas não investia tempo. Muito mais o primeiro do que o segundo.
DEPOIS: invisto dinheiro
e tempo. Muito mais o segundo que o primeiro.
ANTES: a corretora falou que o preço-alvo da Vale5 vai pra R$ 1.000,00 até o final do ano, com
upside de 545.000%! Mas eu vou aplicar é já.
Ô maravilha! Afinal, se a corretora falou, quem sou eu pra discordar?
DEPOIS: a corretora falou que o preço-alvo da Vale5 vai pra R$ 1.000,00 até o final do ano, com
upside de 545.000%!
E daí?
ANTES: RSS recheado de notícias sobre tecnologia.
DEPOIS: Dinheirama, Mensalinho, InfoMoney, Diário do Pai Rico…. Tudo a ver com tecnologia, não é mesmo!?
ANTES: comprava ações. E o foco era o
preço.
DEPOIS: compro empresas. E o foco é o
valor.
ANTES: a matéria mais chata de estudar era o Direito Comercial, e a pior lei, a Lei das S.A. (Lei 6.404/76 - lei das sociedades anônimas).
DEPOIS: Direito Comercial é o bicho! E a Lei das S.A. é a melhor lei para entender o funcionamento das sociedades empresárias!
ANTES: planejamento financeiro? Bah, deixa pra amanhã! O futuro tá longe!
DEPOIS: planejamento financeiro? Mas é pra já. Pois sobre o futuro há duas verdades para os quais devemos estar preparados.
O futuro é incerto. E ele chega.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você.