Clube do Pai Rico

Você não precisa se arriscar tanto !!

roleta russa

Esta semana bati muitas vezes numa mesma tecla. Muita gente pode até mesmo ter ficado aborrecida com a minha insistência em “defender” a minha posição. Mas, me desculpe, um dos motivos que me levou a criar o Clube é justamente esse: apontar simples erros que cometemos e que podem ser facilmente evitados.

Quem lê o Clube diariamente, mais especificamente o “Aluguel de ações”, sabe que nos últimos dias eu falei sobre como o gráfico estava ficando bonito, extremamente convidativo para a compra. Inúmeros sinais de que a tendência de alta estava sendo retomada nos foram dados, em muitos ativos. Rompimento de LTB (linha de tendência de baixa, uma região de resistência inclinada e que vai acompanhando os topos formados no gráfico), indicadores de prazo mais longo em áreas que indicavam sobre venda, o gráfico semanal extremamente convidativo. Muitos sinais que me levariam normalmente às compras.

Porém … eu não as fiz. Não comprei e disse para quem me acompanhava (aqui e no twitter) que não compraria enquanto não tivéssemos o desfecho do referendo Inglês. O que estava na mesa era a permanência, ou não, da Inglaterra na comunidade europeia. Quais seriam as consequências diretas de uma saída ? Ninguém sabe … É um terreno inexplorado, e portanto que nos traz um nível elevado de risco. O desconhecido faz isso …

Parecia 2014 …

As pesquisas eleitorais, ou melhor as pesquisas de intenção de voto, faziam o mercado mudar de humor de uma hora para a outra. Literalmente …

Numa hora tínhamos o resultado favorável à saída. Portanto, queda. Noutra saia o resultado de outra pesquisa, que agora apontava a preferência pela permanência. Pronto, agora era alta. Foram várias mudanças de humor, e várias mudanças no sentido das cotações. O mais interessante é que todas as pesquisas apontavam sempre resultados apertados, praticamente empates. Mas … os times dos comprados e dos vendidos faziam questão de mover mercado com força na direção destes “resultados”.

Quem viu isso acontecer, e se lembrou de 2014, meus parabéns. Lembra como eram os dias em que tínhamos resultados favoráveis à Dilma ? E quando vinha um que mostrava números menos favoráveis para ela ? Sim, um ziguezague MUITO semelhante.

Estávamos longe de ter certeza de alguma coisa no decorrer desta semana. Mas, especialmente ontem, resolveram precificar a vitória da permanência com força, com toda a vontade do mundo. (se bobear, literalmente)

Altas fortes, em todos os cantos. E eu de fora da festa da compra … Mesmo com todos os sinais favoráveis a ela.

Por quê ?

Simples: por mais que os sinais para o início de um trade de compra estivessem surgindo na tela, por mais que estivesse tudo muito claro, sugerindo o sucesso da compra, havia um ingrediente extra, com risco inesperado, e com resultado ainda mais incerto, que foi adicionado à receita. O brexit não tinha como ser precificado … muito menos ser descartado.

Se fosse uma operação em que eu já estivesse dentro, e a indicação gráfica fosse pelo seu encerramento, eu certamente a encerraria. Faria isso de qualquer jeito, por mais que um resultado inesperado pudesse favorecer o desempenho da que estava aberta. Neste caso meu dinheiro já estava na mesa, ele já estava no risco. Por que incluir uma dose extra de risco neste trade ?

O que fiz esta semana foi diferente: fiquei de fora, não comecei uma nova operação, não coloquei meu dinheiro no risco. Corri o risco de ver o mercado confirmar o que o gráfico apontava, mas não corria o risco de ver uma perda de meu capital ocorrendo caso o “inesperado” ocorresse.

Na Bolsa você precisa entender, de uma vez por todas, a diferença entre risco de perda e o de perda de oportunidade. Perder uma oportunidade te deixa triste, cabisbaixo, com dor de cotovelo, mas mantém o patrimônio intacto. Perda … dilapida aos poucos o que você conseguiu acumular, por que exagerar na dose ? Numa “brincadeira” de roleta russa, você tem 5 chances a favor e apenas 1 contra. Mas isso justifica o risco desta uma chance de estar errado acontecer ? Claro que não !

Oportunidades novas, todos os dias !!

Perdeu uma oportunidade ? Não tem problema !! Você tem novas chances diariamente, com doses de risco muito menores do que num momento como esse que acabamos de enfrentar. Para que forçar a barra ? O mercado está aberto 5 dias por semana. 😉

– “Basta usar o STOP“, alguns diriam. Em uma situação normal ? Claro ! Em uma situação que pode ter um desfecho completamente inesperado ? É jogar com a sorte, pura e simplesmente. Acionou o STOP num caso desses ? Foi uma perda que poderia ter sido facilmente evitada …

Isso sem contar com o fato de que num evento como o de hoje, a abertura acontece em um lugar muito diferente do que gostaríamos de ver … Muitas vezes o STOP projetado fica a milhas de distância de onde o mercado abriu, e lá se vai uma parte ainda maior do capital. 🙁

Entenda, de uma vez por todas: você não precisa correr risco todos os dias. Você não precisa ficar posicionado 365 dias por ano. Você não precisa entrar em uma operação, por mais certa que ela pareça ser, se tem um mau pressentimento sobre ela. Será apenas o risco de perder uma oportunidade. Só isso, nada mais.

Na hora que você realmente conseguir compreender este axioma, você estará a muitos quilômetros de distância da manada. E esta distância lhe protegerá dos predadores. Pode ter a mais absoluta certeza disso ! 😀