Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: E o terror volta aos mercados financeiros. 😯

Ontem foi um dia de queda, das grandes, por todos os cantos. Tudo no vermelho … Justificativa ? O Sr Mercado, com toda sua bipolaridade peculiar, decidiu que agora as consequências do brexit serão ruins para a economia mundial. Isso depois de ter desabado “como nunca” nos momentos após a votação e se recuperar como um foguete menos de 48h depois dela.

Vai entender …

ibovespa diario 05072016

O detalhe é que somente esta novela da saída da Inglaterra da comunidade europeia já nos brindou com dois belos violinos (o mercado rompe uma resistência ou suporte, indicando que “agora vai”, para em seguida voltar na direção contraria, forçando o uso do STOP de quem entrou naquele momento), o que deixa muita gente “revoltada” com a “manipulação” que existe nos mercados.

A não ser que você tenha um STOP bem afiado, com total intimidade com ele, e não tenha a menor vergonha de usá-lo,  este tipo de situação que ocorre no mercado acaba dilapidando o seu capital. Basta uma série de perdas (que não precisam ser muitas, nem muito grandes) para você ver boa parte de seu patrimônio sendo usado para encerrar operações que não correram conforme o esperado.

Em contrapartida, quem consegue navegar estas ondas de volatilidade agradece e enche os bolsos. 🙂

Ontem precisávamos ficar de olho nos 52.000 pontos. Lembra ? E eles foram perdidos …

Pelo o que estamos vendo lá fora, Europa com queda de 2%, petróleo namorando o suporte nos $45,80 (agora está nos $46 com queda de 1,7%), e futuros americanos com queda de 0,5%, as chances de um dia nublado por aqui são grandes. Bem grandes para falar a verdade …

O que estamos vendo no gráfico, talvez seja um possível teste da LTB (linha vermelha inclinada) por cima, para confirma o seu rompimento e abrir espaço para novas subidas no futuro. Hoje ela está passando na região dos 49.000 pontos. Quase 6% de onde estamos … Então, dificilmente veremos isso acontecer hoje. (espero não morder a língua no fim do dia, hehehe)

Mercado nervoso. Se você não sente bem com isso, o melhor a fazer é ficar de fora, apenas observando. 😉