Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Que virada maluca ! Do nada, saímos de belas quedas para belas altas. 🙂

Olha só a figura que essa reviravolta criou no gráfico diário do Ibovespa:

ibovespa diario 06072016

Teoricamente é um candlestick forte, que mostra que a teoria de que iremos testar o topo é válida. Só precisaríamos fazer o quê ? Sim, romper os 52.000 pontos … 😉

Foi uma bela virada a que vimos ontem. “Algo” dito nos EUA (não sei se foi algo dito pelo FED, ou se foi sobre os estoques de petróleo) fez isso. Só sei que o primeiro sinal dessa virada veio justamente do petróleo que se aproximava de importante suporte, os $45,80. Bateu $45,90 e repicou, com força. Fechou quase nos $48 !

Nisso a nossa querida e amada Petrobras se empolgou e foi junto. De R$8,95, mínima do dia, foi fechar nos R$9,50 ! E claro que ela encontrou uma bela resistência na região dos R$9,35~R$9,40 … R$9,50 … Faltando pouco mais de uma semana para o vencimento de opções, a turma da G9 e da G10 entra na região do “e agora, o que faço ?“. Ao menos ontem não fizeram nada … praticamente só olharam a recuperação no valor do papel. Sem vender, nem comprar … (ok, leve venda na G10 …)

O número mais importante do dia volta a ser os 52.000, e é lá que montaremos nossa torre de observação. 🙂