Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Ontem foi dia de festa na Bovespa !! Dia de rompimento de topo anual é dia de comemoração !! 😉

ibovespa diario 14072016

“Adeus” 55k … “Feliz 58k” … ? Seria essa a letra da música agora ? Ao menos essa é a próxima região de topo que temos no índice.

Se vamos conseguir chegar lá, em linha reta, eu não sei dizer … Já disse em outras oportunidades que não me sinto a vontade com a compra, nos atuais níveis, há alguns dias … Carregar as compras de outrora, com STOP curto, sim. Comprar coisas novas, com STOP mal posicionado (pois o STOP para saída de uma compra nova, errada, está longe), não.

Por exemplo, o “ativo” Ibovespa. Quem já está comprado há mais tempo, pode colocar seu STOP na região dos 54.000 para proteger os lucros conquistados até o momento. Já quem está entrando agora, “deveria” posicionar esse STOP de entrada nos 52.000, ou os mais rigorosos nos 51.000. Percebe a diferença ?

– “Ah, então é só eu comprar e colocar o STOP nos 54k !!

Pode até ser que dê certo … mas com qualquer correção mais leve ele poderia ser acionado, e você entregaria parte de seu capital para o Sr Mercado. Operar com STOP muito apertado aumenta as chances de saídas precipitadas e de perdas constantes. Não é a toa que dizem que o STOP é uma arte. Uma que eu ainda não domino completamente. 🙁

Quem não se lembra da minha história com ele ?

Mercado continua animado. “É a proximidade da conclusão do impeachment“, diriam alguns. Engraçado que isso é tão forte que está afetando até mesmo as outras bolsas mundiais …

Onde devemos ficar de olho hoje ? Nos 55.000 e nos 54.600. Só a perda destas regiões é que altera o plano de alguma forma. 🙂