Clube do Pai Rico

Notícias ||| Fim da cobrança do “custo” do boleto ?

Essa notícia me interessou … vamos ver quem leva o “prêmio”. 🙂

CMN PROÍBE COBRANÇA DE EMISSÃO DE BOLETOS PELOS BANCOS

Brasília, 26 – O Conselho Monetário Nacional aprovou hoje uma proibição aos bancos de cobrar dos clientes o ressarcimento de despesas com emissão de boletos de cobrança, carnês e assemelhados, relativos ao pagamento de parcelas de operação de crédito ou de arrendamento mercantil.

Outro voto aprovado hoje pelo Conselho regulamenta algumas obrigações dos bancos, dentro das regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), já que o Supremo Tribunal Federal, ao julgar ação direta de inconstitucionalidade, decidiu que os bancos estão sujeitos ao CDC.

Entre outras exigências, os bancos deverão ter maior clareza nos contratos e fornecimento de informações aos clientes e não podem fazer débitos nas contas dos clientes sem autorização prévia.

Está proibida, também a vedação, quanto a postergação de saques em espécie de valor igual ou inferior a R$ 5 mil. No caso de valores superiores a esse limite, o banco pode adiar para o expediente bancário seguinte. Também pela nova regulamentação, os bancos não podem impedir que os clientes optem pelos guichês fixos.
Claro que o custo disso será repassado para alguém: Ou para quem vende ou para quem paga …
Duvido que esta taxa não seja repassada … mas tudo bem.

Quando comprei meu carro (financiamento, usando o dindin do banco, hehehe) vinha um “extra”, que era o custo do boleto, já tem alguns meses que não vem mais …

Outra coisa boa foi a do limite de saque dos R$ 5k.
Ooooo coisa chata isso ! Quando precisa é sempre uma novela …
(Quem vê pensa que faço um saque dessa grandeza toda semana, hauhauhaha)

Agora … só fiquei com uma dúvida … Código de Defesa do Consumidor … quais das sacanagens que os bancos fazem poderão acabar agora ? 🙂