Clube do Pai Rico

Queda na SELIC faz com que investidor fique preocupado com seus rendimentos !

arrancando-os-cabelos

Será mesmo ? Será que uma queda de 0,25pp, em uma taxa que era de 14,25% ao ano chega a preocupar quem investe em alguma coisa que tenha como meta a SELIC ou o CDI ? Será ?

Como você já deve ter visto a notícia em algum lugar, o COPOM cortou a nossa querida e amada taxa de juros em 0,25pp na noite de ontem. O primeiro corte desde 2012. Um corte (a meu ver) acanhado, que poderia ter sido de 0,5pp … mas tudo bem.

Algumas pessoas ficaram “preocupadas” por causa do corte. Isso influenciará muito no retorno de suas aplicações ? Olha … depende de quanto você considerar como sendo muito … 😉

Por exemplo: 2%, para você, é muita coisa ?

Não, não é de rendimento. É 2% do rendimento. Isso mesmo, praticamente “nada”. 😀

O corte da taxa, de 14,25% ao ano, para 14%, de uma forma bem realista, não muda em absolutamente nada o resultado de seus investimentos. É muito pouco … É tão pouco, que essa diferença, 0,25pp era a taxa de juros dos EUA, virtualmente zerada, que foi adotada para tentar mover a máquina. O famoso dinheiro grátis.

Então é para ficar tranquilo, deitado em berço esplendido ? Não é para tanto meu querido amigo. O corte de ontem, mesmo pequeno, pode ter sido o passo inicial de um corte mais amplo, que venha a trazer nossa taxa para uma de apenas um dígito. Se você estiver pensando neste lado do corte, ai sim a coisa começa a “preocupar” um pouco.

O corte em si, puro e simples, praticamente não afetará o rendimento de suas aplicações. Agora, a sinalização que ele pode estar trazendo é de que novos ventos sopram aqui na terrinha.

O que fazer ?

É hora de começar a rever sua estratégia. Para alguns pode ser cedo demais … Para outros já passou do ponto … Mas nunca é tarde demais para se começar. 😉

Se suas aplicações baseiam-se apenas na SELIC, ou no CDI, pode ser que você seja fortemente impactado por este movimento que aparenta estar começando. Se você conseguiu aproveitar o que aconteceu nos últimos meses, talvez nem tanto …

Muita gente conseguiu garantir títulos que pagavam ótimas taxas, os Tesouro prefixado, por exemplo, estavam bem convidativos no começo do ano. Chegaram a pagar 16% ! Hoje ? Já entregam algo próximo a 11% ao ano … 😯

Mas a pergunta que você deve estar se fazendo neste momento é: tá, então devo migrar para os prefixados, ou o ritmo dos cortes será lento o suficiente para que eu possa tirar proveito do Tesouro SELIC enquanto não vemos a coisa ficar boa de verdade ? (SELIC abaixo dos 10% ao ano)

E eu digo: não sei. Não sei … Mas para garantir, acho que você pode continuar fazendo aquilo que temos falado há algum tempo. Acho que nesta situação, com esta dúvida, seja interessante você tentar criar uma cesta de Tesouro. Um pouco de SELIC, um pouco de prefixado, um pouco de IPCA …

Você estará se protegendo de alguma mudança mais rápida, que porventura venha a acontecer. A expectativa “do mercado” é de que no final de 2017 a taxa já esteja em 11% ao ano, coincidentemente o que os prefixados vinham pagando até agora … Mas será que ele acertará o valor da aposta ?

Vai saber …

A mudança na taxa, neste momento, passará desapercebida por todos. Mas … quem sabe, possa ser o primeiro passo de algo maior e melhor ? 😀