Clube do Pai Rico

Consegui me livrar de todas as dívidas, mereço um prêmio ?

Pergunta:

Bom dia,
Estou fazendo contato estou nervoso e ansioso.

Mas… preciso de ajuda.

Sou um jovem que montou família cedo. Aos 23 anos já tenho esposa e duas lindas filhas.
Como toda história clichê, fechava todo mês no cheque especial, não sabia quanto ganhava muito menos quanto gastava, sempre tinha que pedir dinheiro emprestado para os pais por não ter mais limite no cheque especial.

O destino e a sorte colocou um artigo do site na minha frente, foi onde comecei a ler sobre o assunto de finanças e afins.
E a mágica aconteceu.

E em 8 meses consegui ficar no azul todo mês, não devo mais cartão de credito nem cheque especial e melhor, já juntei metade do meu colchão financeiro.

Agora a pergunta, a duvida que me está deixando em crise existencial…

Gastar o dinheiro do colchão financeiro em uma viagem para praia?

Não é o objetivo desse dinheiro. Mas deixar de viajar?

E agora? O que me diz?

Obrigado pela atenção.

Resposta:

Bom dia,

Obrigado por compartilhar a sua história ! 🙂

Ver que tem jeito, que tem como mudar a situação, é muito importante para que outros deem o primeiro passo na direção de uma solução para os seus próprios problemas. Ver que deu certo para outros, os incentiva a ir atrás do que for preciso para fazer acontecer.

E claro, não poderia deixar de agradecer por ter me permitido (mesmo que indiretamente) te ajudar nesta mudança. 😉

Saber que o Clube tem parcela de culpa nessa história bem-sucedida é muito, mas muito bom mesmo ! 😀

Torço para que o que aconteceu fique enraizado em tua memória. “O que é isso Zé ! Tá pedindo para que o cara fique sofrendo e relembrando uma coisa ruim dessas ?!?” Não é bem isso … O que torço é para que as memórias ruins sirvam como lembrete nos momentos em que a coisa apertar, ou então na hora que possam vir a perder o controle. Lembrando de como era, a pessoa pode se rearranjar e colocar tudo nos eixos, rapidamente.

Parabéns por ter se livrado das dívidas. Podes compartilhar com a gente qual foi o post que te deu o pontapé inicial ?

Agora … sobre o teu questionamento …

Você quer usar o seu colchão de segurança para garantir o seu lazer ? É isso mesmo ?

Você quer fazer uso da sua reserva para emergências, para ir passear na praia, curtir as férias ? … 🙁

Infelizmente não poderei lhe incentivar neste momento. Como sempre digo aqui no Clube: o colchão deve ser usado somente para emergências. Usá-lo para “aproveitar uma oportunidade” é errado. Tira do rumo … Sai do propósito …

Sim, sou defensor da teoria de que ao conquistarmos um objetivo, de superarmos uma barreira, devemos nos presentear. Falei sobre isso neste artigo: Objetivo atingido, prêmio conquistado e mantenho a minha opinião. O prêmio por ter chegado lá é importante, ajuda a ir ainda mais longe. Mas, temos que saber separar uma coisa da outra …

Já pensou usar o colchão para as férias e na volta surgir um imprevisto ? O que acontecerá ? Toda a alegria e descanso daqueles dias terão sido em vão.

Sim, você merece um prêmio !

Me diga uma coisa: você disse que está conseguindo ficar no azul todos os meses. Correto ?

Disse que está conseguindo destinar uma grana mensal para o seu colchão. Confere ? Que ele já está com metade do tamanho que consideramos como sendo ideal (juntou o equivalente a 3 meses de gastos). Isso ?

Se é isso mesmo … então acredito que você esteja conseguindo reservar um valor mensal bem interessante … Não ? Se sim, o que me diz da seguinte ideia: usar o valor acumulado nos meses de novembro e dezembro para realizar esta viagem. 🙂

Pode não ser a viagem de férias dos seus sonhos … mas acredito que seja o suficiente para fazer um belo passeio com a família, descansar o corpo e refrescar a cabeça.

Já chegou a dar uma olhada nos pacotes oferecidos pelas grandes agências de viagem ? (CVC por exemplo …)

Os valores são super em conta, e as ofertas são bem interessantes. Além de tudo, é possível parcelar em algumas vezes … 😉

Sim, eu sei que o ideal é acumular o dinheiro da viagem antes de qualquer coisa, para dai planejá-la. Falei sobre isso em um outro artigo: Quero viajar nas próximas férias … mas e o dinheiro para isso ?, mas acredito que este caso específico deva ser tratado de forma específica. 😀

Faça o que falei: veja quanto conseguirá acumular nestes próximos 2 meses. Depois vá em uma agência e confira os pacotes disponíveis. Veja se estão dentro do seu orçamento. Lembre-se que é possível parcelar o valor, mas tente não contar com o ovo da galinha antes da hora … 🙂

Mas acima de tudo: se viajar, e usar o dinheiro destes próximos 2 meses para ela, não se esqueça de voltar a destinar a grana dos meses seguintes para o colchão até ele estar formado … 3 meses é um colchão muito fino, pode fazer mal para a sua coluna. 😉

Não se esqueça de ler esse artigo, você precisa se lembrar que os gastos da viagem não se resumem a transporte e hospedagem. Ok ?

Não deixe de nos contar o que foi feito ! 😀

Espero ter lhe ajudado. 😉

Abraços !