Clube do Pai Rico

Nova norma trará mais controle às compras feitas com cartão no exterior

Uma notícia que agradará a todos que costumam fazer compras no exterior, seja em viagens ou através de sites estrangeiros. Na semana passada o Banco Central aprovou uma circular que permite que as compras feitas no exterior, em moeda estrangeira, passem a oferecer o câmbio do dia da compra. Atualmente a cotação que vale é a do dia do pagamento da fatura …

Consegue enxergar o quão vantajoso é isso ? 🙂

Você não precisará mais ficar a merce das oscilações do mercado de câmbio, sem ter a mínima noção do que pode vir a acontecer com a nossa moeda entre o momento da sua compra e o pagamento propriamente dito. Quantas e quantas vezes vejo as pessoas torcendo para uma correção no valor da moeda na reta final para o vencimento da fatura do cartão de crédito ? 😀

A partir de agora as operadoras de cartão poderão oferecer as duas possibilidades: câmbio do dia da compra e câmbio do dia do pagamento da fatura. Caberá ao cliente escolher qual das duas mais lhe agrada. Não, o seu cartão de crédito não será obrigado a oferecer esta oportunidade e tampouco você será obrigado a aceitar tal oferta …

cartoes-de-credito

Por que mais controle ?

Simples: ao se adotar o câmbio praticado no dia da compra, você está 100% consciente do valor final da aquisição. Acaba aquela história de você comprar hoje e correr o risco de ver o dólar explodir no período entre a compra e o pagamento. Vai dizer que você nunca viu isso acontecer ? Eu já …

Com essa mudança o seu controle em uma viagem fica muito maior. Você sabe exatamente quanto pode gastar, e gasta somente dentro deste limite. Da forma que a coisa acontece hoje, muita gente acaba transformando aquela bela viagem de férias em um pesadelo do retorno.

Nada está muito claro até o momento. Não se sabe quando entrará em prática, como será ofertada, se todos os cartões terão acesso à comodidade … Ainda mais em se tratando de uma permissão aos bancos para oferecer tal coisa.

Se eu farei a mudança quando me for oferecido ? Sem sombra de dúvidas ! Por mais que muita gente adore a sensação de ficar torcendo por uma melhora do câmbio para o momento do pagamento da fatura, eu prefiro muito mais contar com a certeza do fato consumado. (o câmbio pré definido)

Facilita muito mais na manutenção de um orçamento equilibrado e sadio. 😉

Importante destacar que essa mudança afetará as compras feitas no exterior durante uma viagem, bem como suas compras no exterior através de lojas virtuais. É mudança completa. Além disso, cartões nacionais passarão a aceitar pagamentos internacionais também. 😀

Acabou aquela história de você não conseguir mais comprar aquele jogo que tanto lhe agradou na Steam. 😉

Como disse, as coisas ainda não estão 100% claras. Não sabemos se e quando nos será ofertado … Se poderemos mudar da opção de pagamento no dia da compra para a do dia do vencimento quando mais nos convier … Sim, em algumas raras situações isso pode ser favorável ! (aquele papo de renda variável, lembra ?)

Mas de uma coisa temos certeza: a mudança não impedirá que o governo continue nos cobrando o tão agraciado IOF … 6,38% na cabeça e ponto final.

Mas me diga, o que você achou da mudança ?