Clube do Pai Rico

Poupança ou Tesouro SELIC ? Qual a melhor opção ?

Pergunta:

Olaaa, estou eu aqui novamente, e desta vez quero um conselho, como sempre rsrsr

Preciso levantar um valor de R$20,000.00 ate o mes 6 ou 7 para um investimento, ja tenho 5k e quero saber onde eu coloco o dinheiro no SELIC ou na Poupança ?

Resposta:

Bom dia Kaue,

Volta e meia surge uma pergunta que envolve a nossa tão querida e amada poupança … e não poderia ser diferente. Mesmo com todos os poréns, ela ainda é o investimento preferido de grande parte dos brasileiros. 🙁

Já falamos bastante coisa sobre ela por aqui no Clube:

Estão usando a poupança do jeito errado …
Contrariando a tudo e a todos, eu digo: USE a poupança !
Mantenho toda a grana do Colchão de Segurança na poupança ? Será ?

E continuaremos falando enquanto for necessário ! 😉

A sua dúvida pode ser vista de um ponto de vista mais simples, e que provavelmente lhe entregará a resposta sempre que for preciso: Se a sua única necessidade em relação a um investimento é em relação à rentabilidade dele, a melhor alternativa nunca será a caderneta de poupança.

Simples assim …

A rentabilidade oferecida pela poupança é a mais baixa entre os investimentos de renda fixa do mercado brasileiro. E olha que no ano passado ela entregou mais de 8% de rentabilidade e proporcionou aos poupadores um rendimento real ! Sim, em 2016 a poupança não perdeu para a inflação ! 😀

Claro que isso virou manchete … Claro que isso trouxe a menina dos olhos dos bancos de volta aos holofotes … Claro que isso … confunde muita gente. 🙁

Noticiaram justamente isso: “rendimento da poupança em 2016 supera a inflação”. Chama a atenção, não é mesmo ? Mas … isso não significa que ela tenha entregue um bom resultado ! Qualquer investimento atrelado ao CDI, ou à SELIC, entregou perto de 11% (limpos) no ano passado. Quase 50% a mais do que a caderneta de poupança !!! 😯

Vencer a inflação é uma boa notícia … mas não a torna melhor. 🙄

Sobre a tua dúvida, a lógica apresentada pode ser usada. Você quer acumular R$20 mil. Tem um horizonte já estabelecido, 6 ou 7 meses. A grana não será usada para outra finalidade, a não ser o acumulo do capital para um determinado investimento. Portanto … não surgirão surpresas no meio do caminho que lhe obrigue a efetuar o resgate.

Neste caso você pode escolher um investimento que lhe entregue um retorno um pouco maior, sem medo. 😉

Você não estará “preso” à necessidade de uma liquidez imediata, o que classifica os títulos do Tesouro como alternativa viável. Se adotar o Tesouro SELIC terá acesso a uma rentabilidade, líquida, próxima a 10% ao ano, contra pouco mais de 6% que a poupança entregará. (como serão somente 6 meses, você obterá perto da metade desse rendimento)

Como disse, você está tentando encontrar apenas um rendimento um pouco maior, sem outras exigências mais fortes. A segurança dos dois é praticamente a mesma … Mas o rendimento … Ahhhh, o rendimento … 😀

Como o objetivo é atingir uma quantia mais alta, com aportes relativamente altos, você não será afetado pelo valor mínimo do investimento do Tesouro SELIC, que hoje é próximo a R$85. Mais um motivo para pensar nele …

Espero ter lhe ajudado ! 🙂

Abraços !