Clube do Pai Rico

Tá, mas e o Colchão de Segurança ? Posso colocar essa grana nos bancos “pequenos” ?

Pergunta:

Boa tarde Zé.

Chegando agora ao clube…

O que acha de manter boa parte desse colchao em um CDB com liquidez diária de um banco médio que paga acima de 100% do CDI ?

Abs

Resposta:

Bom dia Michel,

Aproveitando o gancho do post de ontem, vou responder a um questionamento que já está há alguns dias na minha caixa de entrada. Como eu ainda não tinha falado sobre os bancos que pagam mais de 100% do CDI, não tinha como responder a essa parte mais específica. 😉

Mais uma dúvida importante em relação ao tão necessário Colchão de Segurança. 😀

Como vimos, existe sim um fator de risco nos investimentos feitos em bancos que costumam oferecer rendimentos acima de 100% do CDI. Um risco “seguro” (por causa do FGC) e que pode ser facilmente contornado administrado. (fica melhor, hehehe)

Indico que você faça a leitura do post “Vale a pena investir em bancos menores que pagam mais de 100% do CDI ?” antes de prosseguir. Ok ?

Pronto ? Continuando … 🙂

Há o risco de perda. Há o seguro do FGC. Tudo certo … Mas no Colchão de Segurança temos a necessidade do que mesmo ? Sim, segurança. Justamente por isso que costumo indicar, sempre, que você faça uso de investimentos que tenham boa liquidez, que não tenham limitação de tempo para o resgate, que não apresentem características de renda variável (como é o caso do Tesouro IPCA e do Tesouro Prefixado), em suma: que sejam seguros e estejam na mão.

E sabedores disso, a pergunta é completamente pertinente. Se não podemos nos dar ao luxo de não termos liquidez do valor aplicado … podemos correr o risco de investir em um banco menor, mesmo com o risco de vê-lo quebrar ?

Olha … eu acho que sim. 😯

A estratégia é simples: você não poderá colocar o seu colchão inteiro numa aplicação desse tipo. Você pode aproveitar o alto rendimento oferecido por estas instituições, mas não pense em colocar 100% do capital do seu colchão lá. Pense em destinar algo equivalente a 1 mês de seus gastos para aplicações nestes bancos “menores”. Lembra eles te permitem iniciar aplicações com valores mais baixos do que os necessários em bancos “maiores” ?

Ao destinar o valor equivalente a 1 mês de gastos, você sabe o tamanho do risco que corre. Ainda mais que o prazo de devolução do dinheiro, via FGC, costuma ficar em torno dos 6 meses. Sim, o tamanho do teu colchão de segurança. 😉

Você pode dar o azar de que o banco quebre justamente no mês em que você for precisar da grana lá aplicada. Mas será o mesmo risco de vermos isso acontecer em um mês qualquer, até mesmo em um mês em que você não tenha nenhuma necessidade de usar o dinheiro que está lá.

É um risco … Como todo e qualquer risco que corremos diariamente. 🙂

Sim, você pode ser mais xiita e estabelecer uma regra mais direta: o meu colchão de segurança precisa estar em um dos 4 grandes (Caixa, BB, Itaú e Bradesco) e ponto final. Mas adotar este posicionamento, você precisará aceitar o fato de que eles pagarão menos por sua aplicação. Pode ser ainda mais xiita e dizer que o seu colchão precisará estar dentro de casa, debaixo do seu … colchão … Afinal pode acontecer algum problema mais grave e todos os bancos fecharem … Ou então você ver o fato emergencial ocorrendo durante um final de semana ou feriado …

Nem 8 … Nem 80 … Acho que nesta situação podemos ser um pouco mais maleáveis. Ainda mais que estamos destinando apenas uma pequena parte do total. Algo próximo a 15% do seu capital emergencial.

Da mesma forma que considero MUITO importante que você tenha os mesmos 15% do seu colchão em algo totalmente líquido, com prazo de resgate imediato (D+0).

É uma diversificação que tenta proporcionar um troco extra. 😉

Agora … 100% do seu colchão de segurança em uma aplicação deste tipo, em um banco “menor” ? NÃO ! Isso eu não indico … 😯

Só peço para tomar um cuidado em especial: só valerão os investimentos que não possuem prazo de resgate … Por exemplo, alguns bancos oferecem mais de 100% do CDI, mas somente para as aplicações que ficarem lá por um período mínimo. Por exemplo: oferecemos 105% do CDI para CDBs com prazo de resgate em 2 anos. 😉

De novo: você precisa ter liquidez !!

Espero ter lhe ajudado. 😀

Abraços !