Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Sistema Empresarial na WEB

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo na Web
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 12:17 am    Assunto: Sistema Empresarial na WEB Responder com Citação

Olá pessoal.

Estou a algum tempo com uma idéia e gostaria de uma opinião de vocês.
Sou desenvolvedor de sistemas WEB há 4 anos ( Trabalho com PHP e Java ) e há algum tempo tenho a idéia de desenvolver um sistema para gestão comercial voltado para o ambiente WEB.

Seria um sistema completo para controle de empresas de comércio, com módulos de gerenciamento de clientes, fornecedores, vendas, contas a pagar e receber, assistência técnica (controle de ordens de serviço), geração de relatórios gerenciais, etc.

O sistema rodaria nos meus servidores e a empresa compraria/alugaria o direito de uso atravéz da WEB.

Vejo que a grande vantagem para as empresas seria de não precisar de uma estrutura de servidores/rede, computadores avançados para rodarem o programa visto que o sistema estaria hospedado em minha estrutura.
O cliente também não teria a preocupação com Backup's pois isto seria de minha responsabilidade.

Gostaria da opinião de vocês, inclusive de empresários, sobre como enchergam este tipo de solução e se acham que a idéia poderia ser viável.

Agradeço quem puder contribuir e desculpem se não fui claro.

Obrigado !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ferraoferrao
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

E se a conexão com a web não estiver disponível em algum momento? Aqui em casa às vezes dá algum problema com a BrTelecom e eu fico algumas horas sem conexão (algumas vezes fiquei mais de um dia). E se isso acontecer na empresa? Ou com você? O que os clientes fazem? Não vendem? Não controlam estoque? Não planejam produção?

Isso sem falar que à medida que o número de clientes crescer, a sua estrutura tecnológica vai ter que crescer na mesma proporção. No-breaks, sistemas redundantes, disponibilidade de conexão, volume de dados...

Não sei como está o mercado de softwares gerenciais, mas já há várias empresas fornecendo esse tipo de pacote de programas. Você pode se ater a algum nicho, como micro e pequenas empresas, com uma estrutura pequena e sem a necessidade de programas muito complexos.
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

ferraoferrao, obrigado pela opinião.

Eu não mantenho estrutura própria, faço a locação de servidores dedicados de outra empresas de renome, como por exemplo a Locaweb.

Mas a hospedagem do sistema na web é uma opção do cliente.
Existem clientes que podem querer ter acesso externo ao sistema, como em viagens ou até mesmo de casa, então estes podem ficar na web.

O fato do sistema ser desenvolvido em plataforma Web não quer dizer que isso precisa necessariamente ser feito, porém no caso de ficar dentro da empresa o cliente deve ter pelo menos uma pequena estrutura de rede (servidor, etc).

Pra falar a verdade, no caso do cliente optar por ter o sistema dentro da empresa para mim seria ainda mais viável pelo fato de que eu não teria custos de locação, e ainda poderia prestar consultoria na empresa por estar mais diretamente ligado ao cliente. Teria mais acesso á manutenção da rede do cliente, dos computadores, etc.

Sobre se focar em um nicho em específico, penso em desenvolver o sistema de forma que seja útil para empresas de comércio em geral pois assim ele se torna mais abrangente, mas também com um módulo de assistências técnicas, onde o cliente controlaria todo o fluxo de um equipamente em manutenção dentro da empresa.
casberp
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 11:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que a idéia é boa, eu também concordo com o fato de que "entregar informações para terceiros" e "usar estrutura de fora" sem saber se o backup realmente está sendo feito, quem está olhando os dados confidenciais, etc... não é uma idéia que possa ser aceita com naturalidade.

Talvez seja interessante um sistema muito forte e comprovado de criptografia que possa extinguir esse receio.

Quanto a idéia em geral, fazer tudo em um programa só é excelente. Lança o que vendeu, já está contabilizado, etc etc.. é muito bom e útil.

Um amigo que trabalha na shell já comentou que um chiclete vendido em uma loja de conveniência na china já é contabilizada nos EUA e em todos outros locais. É tudo integrado e muitas outras empresas grandes usam o mesmo sistema da ESSO.

Vá em frente! Solução desse tipo é o sonho de muita empresa, contador e outros funcionários. Um programa só, com suporte qualificado e constante, que resolva todos os procedimentos.

Além da segurança, credibilidade e estrutura, o que vai ajudar a fazer sucesso é o atendimento ao consumidor.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

casberp escreveu:
Além da segurança, credibilidade e estrutura, o que vai ajudar a fazer sucesso é o atendimento ao consumidor.

Justamente este ponto que acho importante.

O sistema é um atrativo muito útil ao cliente. De certa forma, se o cliente é bem atendido com o sistema ele se torna fiel á empresa que o atende, abrindo oportunidade para também prestar assistência para qualquer atividade de informática dentro da empresa dele. Um contrato de manutenção, etc.

O interessante de um sistema em plataforma WEB é que ele é extremamente leve, não necessita que a empresa invista em computadores caros.

Por ser WEB, o sistema não precisa rodar em Windows necessariamente, então em computadores de Frente de Caixa/Atendimento a empresa economizaria também em licenças de Windows, ou pelo menos estaria legalizada.

Muito obrigado pelas opiniões !
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 10:43 am    Assunto: Responder com Citação

A idéia é boa, eu trabalho com desenvolvimento de sistemas/soluções tb...
Atualmente meu forte é Delphi e .net, mas tenho conhecimentos em Java tb e algumas outras tecnologias...
Existem diversos fatores a serem levados em conta, que impactam muito no resultado final, se for um "produto" pronto, o custo dele pode ser menor, pois pode ser implantado em várias empresas sem alterações, porém, a empresa tem que se adaptar e se "encaixar" no modelo do produto, já se for alguma coisa totalmente desenvolvida para a empresa, o custo é alto e tem maior tempo de desenvolvimento, além de que só serve para a empresa em questão... e pode-se tentar chegar no meio termo, tendo um produto customizavel e adaptavel as necessidades da empresa...

Ja trabalhei em uma empresa que tinha como produto um software de gestão, na área de logística, o software era muito bom e completo, e foi feito e desenhado de acordo com a necessidade de alguns clientes que a empresa já tinha, porém o produto tinha um custo alto, e aí as pequenas empresas caem fora, elas não tem como pagar...

Uma coisa que aprendi com o tempo, é que não adianta vc querer controlar 100% de todos os dados possíveis da empresa, o custo do sistema será muito alto e a praticidade sera baixa, e normalmente ele não traz os resultados esperados... deve-se chegar em um denominador comum, que varia de empresa pra empresa...

Eu gosto bastante de fazer soluções sob medida para a empresa, o resultado e a satisfação normalmente são melhores, porém o custo é mais alto...

Hoje trabalho com as duas formas, coisas mais prontas e coisas feitas 100% sob medida, estou com alguns clientes e serviços em andamento, e buscando agora um crescimento para a empresa...

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

PapaiSmurf, será que eu poderia contar com você para troca de experiências á respeito deste tipo de empreendimento ?

Eu estou bastante interessado nisto, mas existem alguns riscos que enumerei e gostaria de poder discutir isto com alguém que já tenha enfrentado isso.

Tanto problemas técnicos, comerciais, do nicho de mercado, visão dos clientes sobre o negócio, etc....

Pode ser ?

Desde já obrigado pela ajuda....
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, estou sempre aberto para trocas de experiencias...

meu MSN: rcianci@msn.com (não entro muito)
Gtalk: rcianci@google.com

Ou manda e-mail mesmo no rcianci@google.com

Tenho skype tb, mas aí só entro de casa, e não lembro de cabeça meu nome de usuario lá Embarassed Embarassed

Aì a gente vai vendo como é melhor de manter contato...

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Iran
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 7:46 am    Assunto: ... Responder com Citação

Olá pessoal,

Aqui vai uma lista de sites interessantes. Uns são do mesmo tipo de programa/WEB abordado nesse tópico, mas os outros também são de gereciamento.

http://www.aprex.com.br/home.php

http://www.debit.com.br/

https://www.hometrader.com.br/

http://www.icaixa.com.br/

http://www.magiccash.net:8080/pages/home.jsp

http://spesa.com.br/

http://www.compierebrasil.com.br/2006/index.php

http://www.webfinanceiro.com/

http://www.itelemax.com.br/

http://drcalc.net/easycalc/Juros.htm

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende." - Guimarães Rosa
gustavo_marcon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

A maioria dos links postados são de pequenos sistemas com foco mais na parte financeira.

O sistema que eu me refiro é para gestão de pequenas empresas, em todos seus processos.

A coisa é bem mais ampla.
tubatech

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 1:08 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, a idéia é muito boa sim, mas vc deve levar em conta a estrutura para manter o sistema e o negócio em si.

A parte de modelagem e desenvolvimento vc poderia fazer sozinho ou com outros "sócios", mas deve-se levar em conta q na implantação de um sistema ERP, são necessários treinamentos para os funcionários q irão operar o sistema, um suporte para solucionar problemas técnicos e tb para instruir o usuário do sistema.

Para uma empresa adotar um novo ERP ou informatizar seus processos leva-se tempo, pois essa transição tem q ser o menos traumática possível, para ñ afetar os negócios. Trabalho nessa área e já vi caso em q a empresa ficou operando de forma precária por quase 2 meses devido à mudança do ERP.

Quanto às questões técnicas de manter o banco de dados dentro ou fora do cliente, acredito q o ideal é criar um sistema web, mas o servidor ser interno ao cliente.
Minha linha de raciocínio: o investimento em infra-estrutura seria basicamente o servidor, pois a empresa poderia continuar com as estações "antigas". Levando em conta o valor de um computador hj, a empresa gastaria no máximo R$1000,00 com um bom servidor, incluindo licença de software, sendo q se for php ou java, o servidor pode ser Linux. Acredito q seu público alvo seja pequenas e médias empresas, então podemos considerar q ñ possuiria mais q 50 estações, ou seja, 1 servidor seria o suficiente para manter o sistema funcionando em alta performance. Assim vc ñ mantém o BD fora da empresa do cliente como tb o cliente ñ precisa investir pesado em hardwares.

O importante é dar opções ao cliente: se ele quiser servidor interno, terá. Se quiser servidor hospedado fora, vc tb deve oferecer essa opção. É só analisar o custo de cada opção e passar isso para o cliente.

Espero ter ajudado, grande abraço!
Dom Corleone
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

dependendo da divulgação, do que você oferece aos usuários e a confiança que eles tem em sua empresa, concerteza vai dar certo, eu pelo menos acredito, pois já estou planejando e dando iniciativa a uma empresa na internet. Qualquer coisa hoje se resume a internet, temos que aproveitar essa fase boa da internet para garantir nosso futuro, daqui a alguns anos a internet vai ficar muito popular e se tornar padrão. Tudo que você imaginar ja vai exisitir.
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.

Fernando Citro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo na Web Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!