Clube do Pai Rico

Livros ||| Caro Sr. Buffett

Bom … fiquei um pouco frustrado com essa leitura … 🙁

Por quê ? Porque esperava um livro que tratasse sobre “as estratégias vencedoras de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos”, conforme consta de sua capa. E foi justamente esse o problema, não era sobre isso … bom, não era bem sobre isso.

No início a leitura leva a crer que seremos brindados com as estratégias e conselhos operacionais do maior investidor de nossos tempos … mas após poucas páginas vemos que o livro não é bem sobre isso … ele é sobre as origens e motivos da crise que afetou os EUA em 2007/2008 ( e que vemos suas consequências até hoje ). Se temos 5% do conteúdo do livro voltado as estratégias de Buffett é muito, e em sua maioria são estratégias voltadas ao mercado que criou a crise: o mercado imobiliário yankee e suas hipotecas e n produtos financeiros que delas surgiram.

Então você não indica essa leitura ?

Muito pelo contrário. A leitura é muito agradável e após conclui-la fiquei sabendo muito mais sobre os motivos de tanto rolo. E o que ganhamos com isso ? Bagagem para fugir de uma possível chance de cair nas mesmas armadilhas. A experiência que a autora, Janet Tavakoli, tem com o mercado de títulos é gigante. Temos a oportunidade de ter uma verdadeira aula sobre o assunto.

No livro fica muito claro um pensamento que venho apresentando aqui no site há muito tempo: Na hora de cuidar do seu dinheiro, confie somente na pessoa que nunca irá te passar a perna, você mesmo.

Um dos motivos da crise foi justamente esse, as pessoas, como sempre, entregando suas economias para “experts” do mercado, que na verdade vendiam investimentos seguros ( no maior nível de segurança existente ), mas que na verdade eram mais arriscados do que podiam imaginar.

E sobre Buffett, o que tem ?

Como eu disse, muito menos do que imaginava, mas o que tem vale muito. 🙂

Para começar fiquei conhecendo aquela frase/pensamento que publiquei na semana passada:

warren_buffett-4_200

Warren Buffett

 
As cinco palavras mais perigosas em negócios talvez sejam: “Todos estão fazendo o mesmo” … Comecemos cumprindo a lei, mas sempre procuremos fazer o que não nos incomodaria se fosse publicado na primeira página do jornal local Suas atitudes … expressas por palavras e comportamentos, serão o fator mais importante para desenvolver a cultura de nossa empresa.

 
 
Outro ponto interessante, sabia que quem investiu U$ 50 mil com Buffett, em 1960, hoje teria aproximadamente U$ 3 bi ? 😯

Já tinha visto um rendimento tão bom assim ? 🙂

Outra, você imagina de quanto é o salário anual dele ? U$ 10 milhões, U$ 1 milhão … ? Não … apenas U$ 100 mil ! Sim, um dos homens mais ricos do mundo ganha apenas U$ 100 mil por ano. A fortuna dele vem do crescimento da sua empresa. 😉

Uma ótima leitura, não era bem o assunto que eu esperava, mas uma ótima leitura. Se você quer entender um pouco melhor a turbulência que enfrentamos, leia este livro.

Caro Sr. Buffett Nota do Site:
4 Moedas
 
Caro Sr. Buffett
Janet Tavakoli
Editora: Campus
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 304
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
 
Compre seu livro no Submarino