Clube do Pai Rico

Zé, qual é o melhor momento para se entrar em uma operação ?

Pergunta:

Olá Zé, como vai você?

Em algumas análises que eu andei fazendo, vi que o índice Bovespa está novamente beirando os 70000 pontos. Desde os acontecimentos do ano passado, onde tivemos aquela queda (devido aos acontecimentos políticos) para pouco mais de 38000 pontos, vemos uma bolsa de valores em plena expansão novamente. Meu estilo de investimentos é para o longo prazo, onde eu gostaria de entrar na bolsa de valores para procurar boas empresas e me associar a elas, mas tenho uma dúvida com relação a \”qual o momento certo para entrar na bolsa de valores\”, pois sei que tenho que comprar as ações a um preço \”razoável\”. Na sua opinião, existe um momento ideal para entrar no mercado de ações? Caso tenha algum texto já publicado no blog, seria de grande ajuda. Muito obrigado.

Resposta:

Bom dia Eduardo,

Eu, sem pestanejar, lhe digo: na hora em que você encontrar uma oportunidade de lucro !! 😉

Espero ter lhe ajudado ! 😀

Abraços !

Oi … ? Não é o suficiente ? Então vamos ver se consigo detalhar um pouco melhor. 🙂

O melhor momento para se iniciar uma operação, ou para se entrar na Bolsa é quando você encontra uma oportunidade de ganho. Ou seja, na hora em que alguma condição previamente estabelecida por você é atingida.

Seja a empresa voltar a dar lucro, atingir um determinado valor (após uma queda na cotação), romper alguma determinada marca (confirmando uma possível continuação de tendência de alta), atender certas condições técnicas, etc etc etc.

O melhor momento para se começar uma operação é aquele em que você se sente “tranquilo” em iniciá-la. Por mais que sinta aquele frio na barriga, hehehe.

Curiosidade: sim, costumo sentir um frio na barriga ~fora do normal na hora de iniciar determinadas operações e curiosamente elas normalmente entram na lista das mais bem-sucedidas. 😯

O melhor momento para se iniciar um trade é quando a oportunidade surge diante de nós. Lembre-se sempre: você precisa ter uma estratégia, um método operacional, para investir em Bolsa. Como ele virá de muito tempo de estudo e dedicação, você certamente terá incluído diversas regrinhas que precisam ser atendidas/obedecidas para permitir a entrada.

Certamente não dará certo 100% das vezes … mas otimizará o resultado. Eu lhe garanto.

Além disso, você pode ter a absoluta certeza que deixará passar diante de você inúmeras oportunidades, por elas não atenderem suas necessidades. Você até poderá não se sentir bem com isso … mas isso lhe salvará de muitas “trapalhadas”.

Você acha que eu consegui pegar a reversão do início do ano passado na veia ? Veja o que falei justamente no ponto da virada neste post. 🙄

Esteja preparado para errar. Esteja preparado para deixar passar a oportunidade de uma vida. Esteja preparado … para no longo prazo ser bem-sucedido. 😉

Agora … quer se livrar desta difícil decisão de estar certo 100% do tempo ? Ainda mais que você investe visando o longo prazo … ? Leia este livro: O Mercado de Ações em 25 Episódios

É a mesma lógica que apresentei naquele post em relação ao melhor momento para se comprar dólar. Lembra ? 🙂

Em suma: tenha uma estratégia. Obedeça-a. Compre/venda somente na hora em que ela lhe disser que está na hora, que está diante de uma boa oportunidade. Este é o melhor momento para se iniciar um trade. 😀

Agora sim, espero ter lhe ajudado ! 😉

Abraços !